Inmet prevê frio intenso e atípico no RS: MetSul em temperatura mais abaixo do normal no mundo

Frio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o início de novembro será de “frio intenso e atípico” em quatro das cinco regiões do país. As temperaturas mais baixas estão previstas para o Sul.Inmet prevê frio intenso e atípico no RS: MetSul em temperatura mais abaixo do normal no mundoInmet prevê frio intenso e atípico no RS: MetSul em temperatura mais abaixo do normal no mundo

Já a MetSul que o frio semana que vem terá temperatura mais abaixo do normal no mundo.

A “queda brusca” das temperaturas se deve à passagem de uma frente fria que vem seguida de uma “forte massa de ar de origem polar”.

As previsões sugerem que, a partir da próxima segunda-feira (31), o frio chegará no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, avançando, na sequência, por todo o território catarinense, para então avançar pelo Paraná, pelo centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.

“A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na Região Sul”, informou o Inmet.

Entre os dias 31 de outubro e 1º de dezembro há uma pequena possibilidade de neve na região compreendida entre o planalto sul catarinense e os Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul.

Paralelamente, a massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

“A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, acrescentou.

Uma amostra da intensidade comum deste frio é que as anomalias de temperatura na segunda por esta massa de ar polar devem ser as mais negativas de todo o mundo no Norte da Argentina, Bolívia, Paraguai, Oeste do Centro-Oeste e Sul do Brasil por esta incursão fria, conforme dados do modelo norte-americano GFS.
Em nenhum lugar do mundo a temperatura estará tão abaixo do que é normal para esta época do ano como na zona de atuação da massa de ar frio, diz a MetSul.
Para entender. Anomalia se traduz em desvio da temperatura em relação à média histórica.
Não significa que será a região mais fria do planeta e sim que a temperatura estará mais abaixo do que é comum para o começo de novembro.
A região mais fria do planeta, por óbvio, será a Antártida que hoje teve temperatura mínima de 59,2ºC abaixo de zero na estação Dome A.
As informações são da Agência Brasil e MetSul.

Comentários

Comentários