Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014/1 do IFRS Osório
Os editais com o detalhamento do certame estão disponíveis na página da Reitoria (www.ifrs.edu.br), Também é possível acessá-los por meio dos sites dos câmpus, no menu Ingresso, submenu Editais, ou no banner de divulgação do processo de seleção (localizado no lado direito das páginas). No local também é possível conferir os manuais do candidato, que apresenta o conteúdo programático que será exigido nas provas, que serão aplicadas no dia 1º de dezembro, nos câmpus.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 para os cursos da modalidade integrado e de R$ 50,00 para os cursos superiores de tecnologia. A data limite para inscrição é 11 de novembro, e o pagamento da taxa pode ser feito até o dia 12.
Esta é a primeira vez que o IFRS realiza seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, dando ainda mais agilidade ao processo. Mais de três mil vagas em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores são distribuídas entre os 12 câmpus da instituição (Bento Gonçal-ves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga – Porto Alegre, Rio Grande e Sertão).
O Câmpus Osório estuda ainda a possibilidade de realizar um Processo Seletivo Complementar, com abertura de uma turma da modalidade subsequente (Administração ou Informática para Internet), mais uma de curso superior, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de uma pós-graduação Lato Sensu em Educação Básica e Profissional.
Das vagas para o curso superior, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que optarem por este sistema de ingresso devem aguardar o período de inscrição a ser definido pelo Ministério da Educação (Mec).
Sobre o IFRS
O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.
Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos progra-mas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).