Itati: conservação ambiental estadual muda de paradigma

upload_20160412093814paludosaO estabelecimento de metas e ações para incentivar a agricultura de base ecológica no entorno da Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa (RBMP), localizada no município de Itati, indica uma mudança de paradigma na conservação ambiental no Rio Grande do Sul. A inclusão dessa alternativa, em especial os sistemas agroflorestais, no plano de manejo da Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa (RBMP) é considerada uma importante ferramenta de conservação para as áreas do entorno das Unidades de Conservação (UC) do Estado.

Técnicos das secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do comitê gestor do Rio Grande Agroecológico – Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo) estão se reunindo para elaborar o plano de manejo da Reserva Mata Paludosa.

O trabalho se enquadra em estratégia do Pleapo que prevê a implementação de projetos que visem à transição agroecológica nas áreas de amortecimento das Unidades de Conservação, bem como prever atividades produtivas de manejo sustentáveis nos planos de manejo que estão sendo elaborados.

A Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa é uma UC do Bioma Mata Atlântica com área de 271 hectares. O papel da RBMP é proteger áreas de transição entre os ambientes de baixada e encosta, principalmente os remanescentes de Floresta Ombrófila Densa de Formação Terras Baixas (mata paludosa, ambiente com características próprias por se tratar de florestas desenvolvidas em solos úmidos). Muitas espécies desenvolvem-se apenas nestes ambientes, aumentando os riscos de extinção tendo em vista a conversão destas áreas em lavouras ou devido à ocupação urbana.

A técnica Paola Stumpf, da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, explica que o Plano de Manejo da RBMP está em fase de elaboração pelos técnicos do Departamento de Biodiversidade da Sema e no âmbito do Conselho Gestor da UC.

A mais recente reunião do grupo ocorreu no último dia 8, com participação de técnicos da Sema e da SDR, representante do Comitê Gestor do Pleapo, secretário da Agricultura de Itati, Doralino de Barros; secretária do Esporte, Meio Ambiente e Turismo de Itati, Nelene dos Reis; secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Três Forquilhas, Gélcio Witt; equipe do escritório municipal da Emater de Itati, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Ivonildo da Silveira; e representante do Território do Litoral Norte (MDA) Marina Alves, entre outros.

Itamar Pelizzaro

Comentários

Comentários