Jantar estimula consumo de mel em Maquiné - Litoralmania ®
Geral

Jantar estimula consumo de mel em Maquiné

Apicultores de Maquiné, encontraram uma forma bastante apetitosa para estimular o consumo de mel como alimento. Nesta sexta-feira, dia 29, às 20h, ocorre o I Jantar do Mel realizado no Litoral gaúcho, regado por alimentos preparados com um toque de mel, como pernil de porco, frango e saladas. O evento será realizado no Centro de Tradições Gaúchas de Maquiné, Estrada Maquiné-Pinheiros, s/nº. O evento é uma promoção do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) – por meio do Programa Juntos para Competir -, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maquiné, Associação dos Apicultores de Maquiné (ApiMaquiné) e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

O gestor do projeto de Apicultura do Litoral Norte Gaúcho, Thiago Waechter, destaca que a idéia é de que o Jantar do Mel também seja realizado em outros municípios da região. “Nossa intenção é dar maior visibilidade ao uso do mel na gastronomia, destacando o trabalho dos apicultores e incentivando a integração dos produtores que integram a ApiMaquiné”, diz. O público estimado para a festa é de cerca de 200 pessoas. Na ocasião, também será divulgado o resultado do concurso municipal de redação com a temática “O mel como alimento”. Serão concedidos certificados aos 45 finalistas das 3ª, 4ª e 5ª séries que participaram do concurso. Os vencedores de cada uma das séries serão contemplados com troféus.

O consultor do Sebrae/RS, Mauro Zamperetti, revela que o mel produzido em Maquiné tem um diferencial em relação à produção encontrada em outras regiões. “O produto no município é colhido na florada silvestre da Mata Atlântica o que lhe concede excelentes condições de sabor e cor”, destaca. Em relação ao mercado, a produção está voltada para o consumo nos municípios do Rio Grande do Sul. Segundo Zamperetti, a festa, além de divulgar o trabalho realizado pela ApiMaquiné – criada há dois anos e que hoje reúne 15 apicultores – busca ampliar o conhecimento da comunidade sobre as variadas aplicações do mel na gastronomia. Maquiné produz seis toneladas de mel por ano.

O presidente da Associação dos Apicultores de Maquiné, Leo Leite Ribeiro, chama a atenção para o uso que os brasileiros fazem do produto, deixando de consumi-lo juntamente com outros alimentos, ou mesmo como base para a preparação de receitas. “Temos o hábito de consumir mel apenas para curar gripes ou resfriados. O produto é utilizado em chás ou na produção de xaropes, mas também pode, e deve, ser usado como alimento. Muitos outros países têm esse costume, fato que não ocorre aqui. Vamos divulgar essa proposta e incentivarmos o consumo de mel como alimento durante o jantar”, afirma.

O Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Sebrae/RS em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), busca organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

O projeto Apicultura do Litoral Norte Gaúcho atende apicultores organizados em associações e/ou cooperativas dos municípios de Balneário Pinhal, Maquiné, Rolante e Santo Antônio da Patrulha. As principais metas são aumentar o volume de mel comercializado formalmente em 35% até 2010, com ações de desenvolvimento e profissionalização dos apicultores; e implantar uma casa de mel para cada associação, até dezembro de 2010. Maquiné faz parte da região litorânea do Rio Grande do Sul, tem uma população aproximada de 7,4 mil habitantes e está localizada no sopé da Serra do Mar. Entre suas principais atrações estão cascatas e grandes reservas de Mata Atlântica.

Comentários

Comentários