Lagoa do Violão será o tema das campanhas de conscientização ambientalem Torres
As campanhas serão bimestrais e tem como objetivo promover uma mudança de atitude e comportamento em relação ao meio ambiente. O projeto integrará as instituições ambientais do Município: Secretaria Municipal de Educação, ONG Onda Verde, Batalhão de Policiamento Ambiental, Sesc, Senac, Ulbra Torres e Sema-Parque da Itapeva.
Além das campanhas bimestrais, entre as metas da Secretaria está a realização de campanhas paralelas aos eventos já instituídos em Torres como as Semanas do Município e do Meio Ambiente, Feira do Livro e Torres de Natal.
A Lagoa do Violão
A Lagoa do Violão foi escolhida por ser um dos principais cartões postais do Município. Possui uma área de quase 14 ha, sendo 134.305,70 metros quadrados de área úmida e perímetro de 2.093,98 m, vertendo pelo popular valão com aproximadamente 3 m de largura e 2,5 Km de comprimento até o Rio Mampituba. Ela apresenta uma macrofauna composta principalmente por: peixes, anfíbios, quelônios, aves, roedores, gastrópodos, crustáceos e insetos; e na macroflora por sua vez, predominam as gramíneas e os aguapés, sendo que em seu entorno há diversos espécimes arbóreos e arbustivos, alguns nativos, outros exóticos/introduzidos; e em embora já tenham sidos feitos estudos da microfauna e microflora há muito ainda por se conhecer.
Desde 2006, existe um projeto de recuperação e monitoramento da Lagoa do Violão. Parte dele já foi executado pela Prefeitura de Torres, como por exemplo o fechamento de cerca de 20 ligações clandestinas de esgoto cloacal. Além disso, a Administração Municipal também realiza a limpeza periódica do entorno e a retirada dos aguapés. A Lagoa conta ainda com uma Associação dos Moradores, que em parceria com a Prefeitura, realizou o projeto de contenção dos aguapés. Os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também realizam a limpeza do entorno da lagoa.
Confira do calendário para os meses de Maio e Junho
– 17 a 21/05 – Semana do Município com um abraço simbólico na Lagoa do Violão. Além a comunidade poderá acompanhar as trilhas monitoradas na Lagoa. Para isto, basta agendar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
21 a 27/05- Semana da Mata Atlântica, com plantio de mudas de árvores nativas através do projeto Alvo Verde;
– 27/05 a 5/06 – Semana do Meio Ambiente. Entre as atividades estão o Desafio Ecológico, com a utilização de material reciclável na confecção de mobiliário, o jantar ecológico promovido pela Ong Onda Verde e a tradicional limpeza do Rio Mampituba.