Vida & Saúde

Lançada campanha contra a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores em Osório

A venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibida por lei, mas agora, em Osório, essa determinação vai sofrer uma fiscalização mais intensa. Foi lançada, na manhã de sábado, dia 23, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, em Osório, uma campanha do Ministério Público em conjunto com diversas entidades para coibir a venda e o consumo de álcool por adolescentes menores de idade: “Bebida alcoólica para adolescentes não é legal: é crime”.

Com representantes da Prefeitura de Osório, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Comen, Consepro, Ong Amor Exigente, Café Convívio, Rotary, Unimar distribuidora de bebidas, entre outros, o delegado Celso Ferri fez a abertura do evento para a fala da Promotora da Infância e Juventude e Diretora da Promotoria de Justiça de Osório, Cristiane Della Mea Corrales, no lançamento da campanha.

“Nos primeiros dias, nós pretendemos visitar os bailes, as boates, os bares e todos os comércios de bebidas alcoólicas, conscientizá-los, chamá-los a participar da campanha. Claro que, advertindo que, caso não aderirem à campanha e forem flagrados, podem sofrer as consequências legais porque é definido como crime a venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para adolescentes”, destacou Corrales.

A promotora ainda pediu a ajuda das famílias e de toda a sociedade para o problema da bebida entre adolescentes. “O que nós percebemos e por isso deflagramos esta campanha, é que, no atual momento, como não havia um controle mais próximo, parece que a situação é de grande venda de bebida alcoólica para adolescentes. A nossa expectativa, pelos comerciantes que nós já visitamos é de que nós vamos ter a parceria deles e com isso nós vamos ter grandes resultados de diminuir o uso de bebidas alcoólicas por adolescentes. É claro que nós não somos ingênuos de pensar que essa é a única solução para o problema, nós vamos depender muito mesmo é da comunidade, das famílias e dos setores, ao colaborarem, cada um, quando observar alguma atitude comprometedora, orientar ou chamar alguma autoridade que possa tomar providência”, alertou Corrales.

O consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, além dos danos à saúde, ainda está associado ao estímulo para o início do consumo de drogas ilícitas. “Nós não podemos nos omitir diante do quadro atual, da questão da droga que é um problema que aflige a comunidade de Osório e a ligação toda que o álcool, justamente na adolescência, tem com a própria drogadição em um segundo momento”, alertou Corrales. Na ocasião, a promotora ainda informou os números de telefones (190 ou 197) para quem quiser denunciar a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A Lei Federal nº 8.069 de 1990 que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e o seu descumprimento prevê multa e até detenção.

Comentários

Comentários