Lançado por Lula filme que divulga o Brasil deixa o RS de fora
Segundo o diretor de marketing da Embratur, a ausência de cenas gaúchas no filme tem duas explicações. A primeira, matemática. “Existe uma impossibilidade de mostrar os 27 estados brasileiros, mesmo as 12 cidades-sede”, diz Walter Vasconcelos, levando em conta o tempo das duas versões do comercial – uma para a Internet, de 1 minuto e 43 segundos; outra veiculada somente em canais de tevê do exterior, com 30 segundos. Em compensação, a capital do Rio Grande do Sul aparece no livro, no hotsite e no DVD da campanha, de quatro minutos: ” e um minuto é só sobre Porto Alegre”.
O segundo motivo foi a priorização dos cinco destinos que, segundo o Plano Aquarela 2020, anterior à campanha e desenvolvido junto com os governos estaduais, são os mais visitados do país: Rio de Janeiro, Bahia, Foz do Iguaçu, Pantanal Mato-Grossense e Amazônia – nesta ordem. Não é a toa queeles surgem mais de uma vez no roteiro.