Variedades

Lançado por Lula filme que divulga o Brasil deixa o RS de fora

Na última segunda-feira (12), mais de 400 milhões de pessoas, no mundo todo,viram na televisão o quê o Brasil tem. Veiculado em mais de 100 países, o filme que divulga o país do próximo Mundial foi lançado oficialmente três dias antes, em Johannesburgo, pelo presidente Lula e pelo ministro brasileiro do turismo, Luiz Barretto. Produzido pelo cineasta Fernando Meirelles (o mesmo de “Cidade de Deus”, que concorreu ao Oscar de 2004), o comercial dá início à campanha O Brasil te chama, celebre a vida aqui, da Embratur. Na versão estendida, única disponível para brasileiros, a gente vê 15 cidades brasileiras. Detalhe: apesar de estar entre os estados que receberão os jogos de 2014, o Rio Grande do Sul não aparece em momento algum.

Segundo o diretor de marketing da Embratur, a ausência de cenas gaúchas no filme tem duas explicações. A primeira, matemática. “Existe uma impossibilidade de mostrar os 27 estados brasileiros, mesmo as 12 cidades-sede”, diz Walter Vasconcelos, levando em conta o tempo das duas versões do comercial – uma para a Internet, de 1 minuto e 43 segundos; outra veiculada somente em canais de tevê do exterior, com 30 segundos. Em compensação, a capital do Rio Grande do Sul aparece no livro, no hotsite e no DVD da campanha, de quatro minutos: ” e um minuto é só sobre Porto Alegre”.

O segundo motivo foi a priorização dos cinco destinos que, segundo o Plano Aquarela 2020, anterior à campanha e desenvolvido junto com os governos estaduais, são os mais visitados do país: Rio de Janeiro, Bahia, Foz do Iguaçu, Pantanal Mato-Grossense e Amazônia – nesta ordem. Não é a toa queeles surgem mais de uma vez no roteiro.

Comentários

Comentários