Lotes de queijos e leite condensado são proibidos pela Anvisa

Lotes de queijos e leite condensado são proibidos pela AnvisaA Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.

O lote 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado e o lote 312 do Queijo Coalho passaram pela proibição da Agência. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda – ME. A tabela abaixo detalha os lotes e as datas de fabricação e validade.

Produto  Lote  Data de Fabricação – Validade
Queijo Prato Lanche Fatiado e Interfolhado 290 11/11/2017 – 09/02/2018
Queijo Mussarela Fatiado 303 30/10/2017 – 28/01/2018
Queijo Coalho 312 06/11/2017 – 04/02/2018

A Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado.

Esta medida está na Resolução – RE n° 3414, publicada no Diário Oficial da União.

Lote de leite condensado Fazendeira é proibido

O leite condensado da marca Fazendeira teve um lote proibido pela Anvisa. O lote vetado foi o 0681M1, que já havia passado por interdição preventiva de 90 dias e foi definitivamente proibido por não apresentar contraprova à interdição inicial.

A decisão foi tomada por conta de laudo de análise emitido pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro. O parecer constatou presença, em excesso, de Estafilococos Coagulase Positiva, bactéria que pode provocar vômitos, dor de barriga e mal-estar.

A Baduy e Cia Ltda., empresa fabricante do leite condensado Fazendeira, não poderá mais comercializar e distribuir o produto, além de ter que recolher todo o estoque existente no mercado.

A definição está na Resolução – RE n° 3415, publicada no Diário Oficial da União.

Anvisa

Lotes de queijos e leite condensado são proibidos pela Anvisa

 

Comentários

Comentários