Vida & Saúde

Luciano dá primeiro passo para regionalização da saúde no Litoral Norte

O deputado Luciano Silveira esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 31, com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A agenda, que deu sequência ao trabalho que realiza pela valorização das estruturas já existentes de saúde do Litoral Norte, foi considerada por ele um importante avanço na discussão sobre a oferta de serviços de qualidade para a região.

No encontro, realizado na sede da SES, no CAFF, o parlamentar recebeu da titular da saúde o compromisso de que não medirá esforços para que o Litoral Norte possa contar o mais rápido possível com os centros de especialidade em Oncologia e Traumatologia de Alta Complexidade.

“Já está mais do que na hora disso acontecer. É uma região onde a população cresceu bastante e a faixa etária dos habitantes também aumentou”, reconheceu Arita.

A secretária assegurou, ainda, que o Estado deverá atender à totalidade dos casos judicializados na região do Litoral Norte, para a realização de procedimentos na especialidade de Cardiologia, notadamente os cateterismos.

A secretária explicou, também, que existe um represamento destes procedimentos cirúrgicos, desde que o Ministério da Saúde editou uma portaria, ainda em setembro do ano passado, que reduziu drasticamente os valores de repasses para a aquisição de próteses.

As OPMs cardíacas foram as mais afetadas, porque os hospitais não conseguem adquirir as próteses pelos preços de referência estabelecidos na portaria.

“Já realizamos várias agendas, solicitando a revogação desta medida, junto ao Conselho Nacional de Saúde.

Mas se a tabela não for revogada, talvez seja o caso de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, com um pedido de liminar, para que a população não seja prejudicada”, acrescentou.

À saída da reunião, o deputado disse que vai seguir batalhando por outros avanços na área da saúde do Litoral Norte, como a criação de leitos de cuidados prolongados e o aumento dos leitos de retaguarda.

“Seguimos trabalhando forte na área da saúde e provocando as autoridades parceiras, para que possamos assegurar o atendimento da nossa gente e gerar mais qualidade de vida à população do Litoral Norte”, finalizou Luciano.

Antônio Bavaresco

Comentários

Comentários