Lula diz que economia sobrevive graças aos mais pobres
Os dado divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que economia brasileira cresceu 1,9 % no segundo trimestre do ano na comparação com o resultado dos três meses anteriores.
Lula reafirmou que o Brasil estava mais bem preparado do que os países considerados desenvolvidos para enfrentar a crise e lembrou o pronunciamento que fez em dezembro, em que pedia para a população continuar a consumir. “Graças ao povo brasileiro e, sobretudo, a parte mais pobre desse país, a economia sobreviveu com o comércio crescendo praticamente durante 23 meses seguidos.”
Lula destacou também que o governo não teve medo de investir . “O governo, ao invés de ficar com medo como das outras vezes e fazer mais superavit primário, decidimos aumentar as verbas do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e a palavra de ordem era não parem o investimento”.
Os números divulgados hoje pelo IBGE mostram que a economia brasileira cresceu 1,9 % no segundo trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre de 2008, o PIB teve queda de 1,2%. Na taxa acumulada nos quatro trimestres terminados em junho, o crescimento do PIB foi de 1,3 em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado do primeiro semestre de 2009, a soma das riquezas produzidas no país caiu 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Ipojuca (PE) , no Estaleiro Atlântico Sul, Lula participou da cerimônia do batimento da quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, subsidiária da Petrobras, no setor de logística e transporte de combustível. O Promef faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ato simboliza o início da montagem do navio.
Antes, o presidente participou, também no Porto de Suape, em Ipojuca, da inauguração do Cais 5, construído para reforçar a infraestrutura do porto e atender ao crescimento da demanda do pólo industrial do Nordeste.