Mamógrafo mais próximo das mulheres patrulhenses
Recursos oriundos da Secretaria Estadual da Saúde, através de convênio firmado com o município em 21 de novembro de 2008, mediante o termo de compromisso nº 088/2008 e repassados aos cofres do município em 16 de fevereiro deste ano, no valor de R$ 200.000, garantem a nova aquisição. A licitação, aberta no último mês de novembro, tem previsão de encerramento e entrega do equipamento, para janeiro de 2010.
O mamógrafo ficará junto ao Hospital Santo Antônio, como já havia sendo solicitado por entidades como as Amigas do Hospital e Liga de Combate ao Câncer de Mama de Santo Antônio da Patrulha. Seu principal objetivo é o atendimento aos usuários do SUS.
O câncer de mama é uma das doenças com maior índice de crescimento em mulheres, independentemente da idade. No Brasil, são descobertos 49 mil casos por ano. 10 mil brasileiras morrem anualmente por causa da doença.
O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior número de casos da doença. Estimativas confirmam que a cada duas horas um novo caso é descoberto. Além disso, a cada oito horas, uma gaúcha morre pela doença. O estado é o segundo no país, com a incidência do câncer de mama, ficando somente atrás do Rio de Janeiro que lidera a lista.
Para a Sociedade Brasileira de Mastologia, a cura para a doença é de 90% se o tumor for detectado cedo. Também é necessário que a paciente seja submetida a tratamento adequado.