Massa de ar frio que trouxe neve para a argentina se desloca para o RS

Foto Arquivo: Prefeitura de Urupema

Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura e encerrar a sequência de dias com forte abafamento e elevada umidade desta semana no Rio Grande do Sul.

Vero Internet

Parte desta massa trouxe neve no Sul do continente.

Nevou em pleno mês de dezembro na cidade de Ushuaia, na província argentina da Terra do Fogo.

Massas de ar frio nesta época do ano costumam ter trajetória marítima, ao contrário do inverno em que as incursões de ar polar se dão com uma trajetória continental, ou seja, pelo interior do continente.

Portela Serviços Funerários

Incursões de ar frio no fim do ano e no verão não costumam trazer temperatura muito baixa de dia, exceto em regiões serranas sob chuva, e as marcas nos termômetros são menores durante o período noturno com tempo aberto e ar seco.

O ar mais frio começa a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul ainda na noite de hoje e vai avançar pelo estado gaúcho e parte do Sul do Brasil durante esta sexta-feira, segundo a MetSul.

Cosmos Uniformes
Massagem

Outra característica de incursões frias nesta época do ano é a curta duração em que se dá a influência no tempo.

A temperatura declina com a chegada, mas logo ao ar frio na costa se afasta e ar mais quente vindo de Oeste e Noroeste volta a ingressar com uma rápida elevação da temperatura.

Xis do Jô

A influência do ar frio será sentida já no amanhecer desta sexta no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai.

A região da Campanha pode amanhecer nesta sexta com marcas de 12ºC a 13ºC em várias cidades, mas a madrugada do sábado será mais fria com mínimas tão baixas quanto 9ºC a 11ºC, o que é frio para os padrões de dezembro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários