Massa de ar muito quente invadirá o Rio Grande do Sul

O enfraquecimento do frio no Rio Grande do Sul decorrerá do deslocamento da massa de ar frio para o Atlântico, o que permite uma elevação maior da temperatura a partir de hoje tanto nas mínimas como nas máximas no território gaúcho, proporcionando uma tarde agradável depois de uma sequência de dias com tardes frias.

Mas não apenas isso.

Entre hoje e amanhã começa a ingressar ar muito quente no estado, o que vai gerar instabilidade da tarde para a noite de hoje e ainda na madrugada da sexta em parte do Rio Grande do Sul.

A instabilidade deve ser maior no Sul e no Leste gaúcho com chance até de chuva forte, raios e granizo isolado no Sul do estado.

A massa de ar muito quente toma conta do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e favorece uma elevação muito acentuada da temperatura.

As máximas, que no começo da semana estavam entre 10ºC e 15ºC na maior parte do estado, a partir desta sexta já ultrapassam os 25ºC em um grande número de localidades gaúchas. Em algumas, as máximas já atingem de 27ºC a 29ºC.

O calor mais intenso está previsto para o fim de semana, quando ar ainda mais quente vai estar sobre o território gaúcho.

Haverá cidades em que as mínimas do domingo devem ser mais altas que as máximas observadas na última segunda ou terça-feira para se ter ideia da enorme diferença de temperatura que se projeta.

As tardes de sábado e domingo devem ser muito quentes no Rio Grande do Sul para esta época do ano com máximas de 25ºC a 28ºC na maioria dos municípios e de 28ºC a 30ºC em diversos pontos, sobretudo da Fronteira Oeste, Noroeste, centro do estado, vales e Grande Porto Alegre. Em alguns locais, as máximas podem passar dos 30ºC.

O forte aquecimento será favorecido pela atuação de uma corrente de jato em baixos níveis que vai transportar ar muito quente para o estado e trazer vento do quadrante Norte moderado a forte em algumas regiões.

Esta corrente de jato será intensa, o que sugere que o aquecimento em algumas cidades de vales e encosta de Serra pode ser acentuado com marcas tão altas quanto 30ºC a 32ºC, segundo a MetSul.

A temperatura vai se manter acima da média no começo da semana.

Somente há previsão de ingresso de ar frio no estado nos últimos dias do mês.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários