Média de mortes no trânsito despenca no RS
O número de acidentes com vítimas nos finais de semana caiu mais de 50% desde a implantação da lei de tolerância zero ao álcool. Em julho, a média de mortos em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul caiu para oito vítimas a cada fim de semana. Nos meses anteriores, a média foi de 15 mortes em abril, 17 em maio e 10 em junho, quando começou a lei de tolerância zero ao álcool.
O número total de mortes também teve diminuição acentuada. Em abril, foram 60 vítimas fatais, em maio, 69, e, em junho, 43. Em julho, morreram 24 pessoas, quase um terço do registrado em maio, que foi o período mais violento. Para o especialista em engenharia de trânsito Mauri Panitz, a redução não é reflexo da lei de tolerância zero ao consumo de álcool, mas sim do aumento da fiscalização.
A nova lei prevê multa de R$ 955, apreensão do veículo e suspensão por um ano do direito de dirigir a quem for flagrado com 0,1 miligrama ou mais de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 decigramas de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool por litro de ar expelido (ou 6 dg/l de sangue), a punição inclui prisão (de seis meses a três anos).