Meteoro do tipo Lambda Leonids é flagrado no RS

Imagem: Observatório Espacial Heller & Jung

Rio Grande do Sul: Na noite desta quarta-feira (6), um evento celestial surpreendeu os observadores ao redor da Lagoa dos Patos.

Frigorifico Borrussia

Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana, o meteoro do tipo lambda leonids cruzou os céus às 22h17min.

Os dados obtidos pelo observatório revelam que o meteoro adentrou a atmosfera terrestre a uma altitude de 91 quilômetros e se extinguiu a uma distância de 77,6 quilômetros, diretamente sobre a Lagoa dos Patos.

Feira dos Retalhos

O evento foi registrado por três câmeras do observatório e sua duração, de 4,13 segundos, chamou a atenção do professor Carlos Fernando Jung, responsável pela instituição.

Ele destaca que trajetórias com mais de três segundos são consideradas mais raras.

A magnitude do meteoro, que indica a intensidade de sua luz, foi de -2,7, um valor considerado alto.

Massagem
Meteoro do tipo Lambda Leonids é flagrado no RS

Embora a passagem do meteoro tenha sido registrada, a origem desse fenômeno astronômico ainda é um mistério. Não se sabe ao certo se os fragmentos são provenientes de asteroides, cometas ou outras fontes.

Este evento não é o único do gênero na região.

Em janeiro, pelo menos dois outros registros chamaram a atenção dos observadores.

Xis do Jô

Um meteoro semelhante foi avistado sobre a Lagoa dos Patos em 16 de janeiro, e dias antes, em 7 de janeiro, outro corpo celeste do mesmo tipo foi observado sobre as regiões central e fronteira oeste do Estado.

Ambos foram classificados como meteoros fireball, caracterizados por sua elevada magnitude e brilho intenso.

Registre sua marca

Comentários

Comentários