MetSul alerta para chuva excessiva e fortes tempestades no sul

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de tempo severo com chuva excessiva e fortes tempestades no Sul do Brasil que terá início no final desta quarta-feira e vai prosseguir durante a quinta-feira.

Os acumulados de chuva devem ser significativamente altos em algumas áreas e o potencial de tempo severo por vento e granizo em pontos isolados é bastante elevado pela atuação de um centro de baixa pressão.

Os valores de refletividade projetados pelo modelo WRF da MetSul são muito altos em pontos isolados, o que é condizente com chuva muito forte e alto potencial de tempestades severas por vento e granizo.

O modelo indica a passagem destas áreas de instabilidade, que podem ter características de supercélulas de tempestade em alguns locais, especialmente nos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Uma vez que há possibilidade de supercélulas, assim como ocorreu dias atrás no município catarinense de Itá, com muita destruição, não podem ser descartados fenômenos severos de grande intensidade como granizo de maior diâmetro e vendavais fortes, que podem causar danos em alguns municípios.

Mesmo a possibilidade de episódios isolados de vento destrutivo na forma de correntes descendentes (dowburst) ou tornados não é afastada, segundo ainda a MetSul.

Em se tratando de ocorrências localizadas, não é possível estabelecer quais cidades registrarão temporais severos, mas apenas delimitar a região de risco.

Somente no curtíssimo prazo, em previsão que é denominada como nowcasting, é possível fazer alertas para municípios a partir do monitoramento meteorológico por radares, satélites e sensores de descargas atmosféricas.

No Rio Grande do Sul, pontos isolados do Noroeste e do Norte do estado tem maior chance de chuva e temporais no final desta quarta.

No decorrer da quinta, muitas nuvens avançam pelo território gaúcho com chuva em diversas regiões e que pode ser localmente forte com risco de temporais localizados, sobretudo nas Metade Norte e Oeste.

Na sexta, a baixa pressão favorece chuva na maioria das áreas do estado com volumes altos localizados por pancadas torrenciais, risco que será maior em pontos do Oeste e do Sul gaúcho e que pode se estender pelo Leste (Litoral) do estado até a área da Lagoa dos Patos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários