Metsul alerta para novo episódio de chuva excessiva no RS

s_VI201510061145
Satélite Inmet

A MetSul Meteorologia adverte para um novo episódio de chuva excessiva a extrema no Rio Grande do Sul nos próximos dias. As projeções de chuva dos modelos numéricos para várias regiões, sobretudo do Centro pro Norte do Estado, são preocupantes. Sinalizam um longo evento de chuva excessiva que pode perdurar até o começo da próxima semana. Os dados indicam potencial para volumes de 200 mm a 300 mm em pontos entre o Centro e o Norte do Estado no período.

O que preocupa muito é que alguns rios seguem altos em razão da chuva volumosa da segunda metade de setembro. Novo evento de chuva em volumes muito altos a extremos, com os rios acima do seu nível normal, cria condições de cheia de maior porte. Isso traz repercussão, por exemplo, no Lago Guaíba que igualmente segue alto. Os volumes devem ser altos em quase todos os rios da Metade Norte e os acumulados podem ser particularmente elevados na bacia do Rio Jacuí. Logo, o risco de cheias de maior magnitude de vários rios nos próximos 10 a 15 dias é alto. Novos eventos de chuva forte indicados por modelos para a segunda quinzena de outubro poderiam agravar ainda mais o cenário.

A MetSul adverte também que durante este longo episódio de instabilidade podem ocorrer períodos com chuva forte a torrencial, particularmente entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul. O tempo já começa a mudar nesta terça com sol, nuvens e chuva em parte do Estado, mas a instabilidade ganha muita força na segunda metade da semana.

Ar muito mais quente vai chegar entre quarta e quinta, período com alto risco de chuva por vezes localmente forte a torrencial com altos volumes e tempo severo. A atmosfera aquecida criará condições de risco para temporais com alta incidência de raios e ocasional queda de granizo ou rajadas de vento. Na sexta, frente fria mantém o risco de chuva forte. Fique atento aos nossos canais aqui no Facebook e no Twitter para atualizações.

Metsul

Comentários

Comentários