Missão é servir – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x3001111111Ao apresentar o tema da Campanha Missionária deste ano, “Missão é servir’, Dom Esmeraldo lembrou que Jesus viveu como servo, por isso afirmou: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”. Depois reforçou: “A missão de Cristo é a missão da Igreja. E agora a missão de cada um de nós”.

Também as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) nos interpelam: “Um Igreja em estado permanente de missão nos leva a assumir a missão ad gentes, dando de nossa pobreza, em outras regiões e além-fronteiras. Uma Igreja particular não pode esperar atingir a plena maturidade eclesial para, só então começar a se preocupar com a missão para além de seu território. A maturidade eclesial é consequência e não apenas condição de abertura missionária”.

Portanto, se queremos ser a Igreja de Jesus precisamos assumir desde já as atitudes de Jesus, o missionário do Pai, que veio para servir e não para ser servido.

O Papa Francisco continua a insistir que precisamos colocar-nos em movimento, partir, ir ao encontro de quem ainda não conhece Jesus, que necessita de nossa presença solidaria e da sua Palavra que consola.

Naquele ‘ide’ de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. Hoje todos somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.

A Igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que ‘primeireiam’, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam, que sabem ir ao encontro, procurar os afastados e chagar as encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos a entrar.

No domingo (4), vamos abrir o mês missionário unindo-nos à Infância e Adolescência Missionária (IAM) que vai em romaria ao Santuário Nossa Senhora de Lurdes, em Dom Pedro de Alcântara. Todos estão convidados a colocar-se a caminho, a fazer uma experiência de igreja em saída, disposta a ir onde haja um irmão a amar.

Espero que ninguém se sinta dispensado a participar, de alguma forma, da Campanha Missionária em curso. Quem pode mais é convidado a dar mais. Todos podemos fazer algo mais.Não percamos a oportunidade.

Sim, missão é servir!Cantemos como uma vez: “Vamos servir, Jesus manda servir!”

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários