Moradores comemoram recuperação da estrada do Cantagalo em Santo Antônio da Patrulha
E as duas principais estão relacionadas com a estrada geral e a água.
Vinte quilômetros de rodovia de chão batido estão sendo totalmente recuperados pela Administração Municipal, num trabalho que teve um grande aliado: o empresário Luiz Assis Brasil, que doou todo o saibro necessário para a realização do serviço.
Assim diariamente, caçambas e máquinas da prefeitura são vistas na região do Cantagalo recuperando a rodovia e abrindo valetas para que a água da chuva escoe rapidamente sem comprometer o leito da estrada.
Faltam agora cerca de 2 km para que a estrada fique definitivamente pronta.
Nos últimos tempos, todos os fins de semana o prefeito Daiçon Maciel da Silva, o vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, o secretário de Obras André Randazzo dos Reis e o diretor de Obras para o interior Jorge Eloy de Oliveira têm subido à localidade e sempre são recebidos com entusiasmo com uma população que está tendo resgatada a sua auto-estima. O presidente da Câmara de Vereadores, João Luiz Moreira da Silva (Bacana), também tem vistoriado as obras e elogiou a Administração Municipal pelo trabalho desempenhado na região.
“Seu” Antônio Ponciano, que morou toda a sua vida no Cantagalo é um exemplo. “Nunca a gente teve uma estrada tão boa assim. Só na inauguração isso aconteceu”, disse entusiasmado, comemorando o novo momento do Cantagalo, para lembrar: agora, só falta a ligação da água, porque o poço artesiano já foi perfurado e vai atender com tranqüilidade numerosas famílias da região.
Com ele concorda o empresário Celso Luiz Dürr, proprietário da Calçados Crislu, que vê um futuro promissor para a outrora região mais pobre do município.
Dono de uma empresa que tem 48 empregados, devendo chegar a 70 em seguida com seu projeto de expansão, Luí, como é mais conhecido contabiliza semanalmente cerca de 25 mil pares de tiras para calçados femininos que ele entrega para outras empresas fabricantes.
Oracildo Silveira dos Santos, 38, o Cafu, como é chamado por todos, mora em Evaristo, mas tem um mercado ao lado da fábrica.
Ele não tem dúvidas em afirmar que a vida passou a mudar muito depois que a estrada começou a ser arrumada e o poço foi perfurado jorrando água límpida e que vai ser um dos maiores benefícios para a saúde na localidade.
O entusiasmo também tomou conta de Renato “Baiano” que igualmente tem casa de comércio na localidade e é onde o pessoal se reúne nos fins de semana para “jogar conversa fora”.
E já está programando uma grande festa para quando a melhoria for concluída na estrada.
A juventude também está animada. Agora as motos (e o Cantagalo parece ser a localidade com o maior número desse meio de locomoção no município), rodam em todos os sentidos aproveitando a estrada que “está uma beleza” na opinião de um deles.
Já Laiane Laureano da Rosa, 11, que estuda na Escola Polo José Telmo Martins resume o sentimento de alegria das adolescentes suas amigas. Com a melhoria na estrada ficou bem mais fácil o ir e vir até mesmo para os encontros de fins de semana com suas colegas de aula que buscam algum local de entretenimento.
Orgulhosos da obra, o prefeito, o vice e o secretário de Obras sentem que um grande passo foi dado no sentido de melhorar as condições de vida da população daquela localidade.
Daiçon Maciel quer agora que a população a ser beneficiada com a extensão da água se conscientize da importância que vai representar o líquido encanado vindo diretamente do poço artesiano.
Armindo de Jesus, outro entusiasta das melhorias no Cantagalo se sente muito realizado com o que está acontecendo. Afinal era uma das estradas mais sofríveis e agora apresenta ótimas condições de trafregabilidade. Com o que também concorda o secretário de Obras André Randazzo dos Reis.
Deco, como é conhecido por todos, ultima os detalhes para o trecho final de cerca de 2 km da estrada e para que a melhoria seja declarada concluída para a alegria dos moradores de Cantagalo.