Morre em acidente cachorro que atuava na busca por desaparecidos no RS

Morreu o cachorro que integrava o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT) e buscava por desaparecidos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Frigorifico Borrussia

O cão Thayron faleceu na manhã desta sexta-feira (22), durante uma missão em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari.

O labrador de cinco anos, que estava na corporação desde os 45 dias de vida, sofreu um atropelamento enquanto auxiliava nas buscas por desaparecidos das enchentes que atingiram o Estado.

Dr. Bruno Loranos Germani

O subtenente Wanderson dos Santos Tavares, do BMMT, que era tutor do animal, não teve ferimentos.

Tavares relata que após passarem uma manhã de buscas por desaparecidos, ele e o Gordão, como também chamava o cachorro, foram descansar em uma estrada da cidade.

Em um certo momento, um caminhão começou a se aproximar dos dois.

O militar estava de costas e antes que pudesse reagir, o animal correu e ficou entre ele e o caminhão.

Massagem
Morre em acidente cachorro que atuava na busca por desaparecidos no RS

— Ele se colocou na minha frente para salvar minha vida. Deu a vida dele pela minha. Ele foi treinado para isso. A gente se prepara a vida toda para isso, sabe que pode acontecer, mas, na verdade, nunca espera que aconteça — conta o subtenente, que ainda diz que o animal foi encaminhado para o veterinário, mas não chegou vivo ao local.

Segundo Tavares, Thayron foi o primeiro e único cão no país a conseguir atingir todas as modalidades de certificação da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

Xis do Jô

O animal passou por todos os treinamentos destinados aos cães da corporação e atuou em grandes desastres nacionais, como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, e os deslizamentos de terras em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A dupla chegou ao RS no dia 12 de setembro e já havia realizado buscas por vítimas e desaparecidos da enchente em Muçum, Roca Sales, Colinas e Arroio do Meio.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários