Mutirão de recuperação da mata ciliar em Maquiné dá seguimento no trabalho de educação ambiental
E na sexta-feira, 28 de agosto, mais um mutirão de recuperação da mata ciliar de Maquiné foi realizado. Nessa ação diferentes entidades e associações como: Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Maquiné, Emater/Ascar-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, SEMA, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hilário Ribeiro, Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, Grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Idelfonso Simões Lopes (Osório),Ministério Público,Capela da Pedra de Amolar,Consepro e Caoma participaram do plantio de mudas de árvores em duas localidades do município.
Os locais escolhidos para o plantio das mudas foram a Linha Três Barras e Pedra de Amolar. E divididos em dois grandes grupos (entidades, órgãos governamentais, sindicato, voluntários e outros), mais de 50 pessoas colocaram a mão na terra para plantar mais de 300 mudas de árvores, como araçazeiro, ingazeiro, palmeira, aroeira, pitangueira, cedro, canela e outras espécies.
Na Barra do Ouro um grupo plantou na Linha Três Barras mais de 100 mudas de árvores.
Já na Linha Pedra de Amolar o local escolhido foi a margem do Rio Maquiné, local onde cinco anos atrás uma forte enchente devastou a vegetação avançando para as casas e propriedades da região. Com essa atitude, o plantio atingiu um de seus principais objetivos, que é a recomposição da mata ciliar proporcionando a estabilização do barranco às margens do rio.
Financiado pelo Concepro e pelo Ministerio Público o projeto Pense Verde conquistou no ano de 2011 o primeiro prêmio de responsabilidade sócio-ambiental. Já em 2012, o Pense Verde concorre ao prêmio Innovare onde já passou para a segunda fase.