Vida & Saúde

Mutirão retira cinco toneladas de lixo da Lagoa dos Quadros em Maquiné

Pescadores artesanais, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças locais participaram, nesta quinta-feira (28), na localidade de Prainha, em Maquiné, da 3ª edição do Mutirão de Limpeza da Lagoa dos Quadros. A iniciativa é uma das ações do Projeto Pense Verde, que desenvolve atividades de educação ambiental no município.

Pela manhã, 35 pessoas divididas em 14 barcos retiraram cerca de cinco toneladas de lixo das margens da Lagoa dos Quadros e do Rio Maquine. “Conseguimos encher a caçamba de um caminhão com o lixo retirado, composto principalmente por garrafas pet. Também encontramos pneus, restos de produtos eletrônicos e embalagens de agrotóxicos”, destacou a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar em Maquiné, Isabel Souza.

De acordo com o pescador Evandro de Almeida, a realização destes mutirões é importante, pois a presença de lixo nas águas prejudica a atividade pesqueira. “A poluição acaba matando muitos peixes”, ressalta. Almeida também reflete que, no futuro, o mutirão poderia ser feito em outros pontos do município.

Além de limpar as margens da Lagoa dos Quadros, o evento de hoje marcou a celebração do Dia do Pescador, que será comemorado nesta sexta-feira (29) no município. No intervalo do mutirão, foi realizado um churrasco para marcar a data. “Foi um momento de confraternização e integração dos pescadores com as entidades participantes”, frisou Isabel. Para a extensionista, as atividades do dia coroam uma iniciativa que busca a melhoria da qualidade de vida das famílias de pescadores e também colabora com a preservação do meio ambiente.

A 3ª edição do Mutirão de Limpeza da Lagoa dos Quadros é uma realização da Associação dos Pescadores Artesanais Profissionais da Prainha (Apap), Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Prefeitura de Maquiné, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Municipal Floriano Peixoto, Escola Estadual Hilário Ribeiro, Reserva Biológica da Serra Geral, Colônia de Pescadores de Xangri-lá, Ministério Público de Osório e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

Comentários

Comentários