Não é história de pescador: homem registra em foto peixe de mais de 20kg

Não é história de pescador: homem registra em foto peixe de mais de 20kg

O Monitoramento Pesqueiro do Estuário do Rio Tramandaí (MOPERT) tem como objetivo avaliar a atividade dos pescadores artesanais e profissionais dos municípios de Imbé e Tramandaí, além de produzir dados científicos sobre a biologia das espécies capturadas.

O pescador cadastrado no MOPERT, Gilson Jesus, capturou um bagre na Lagoa Tramandaí, pesando em torno de 22 quilos.

De acordo com informações do Monitoramento, este foi um dos maiores bagres registrados em 2020. “Se não foi o maior, está entre os maiores”, destacou o técnico oceanólogo do MOPERT, Maurício Lang dos Santos.

No Estado a pesca e comercialização do Genidens barbus (bagre-branco) e Genidens planifrons (bagre-boca-larga) é proibida, porque as espécies estão categorizadas em níveis críticos de extinção. Entretanto, a 9ª Vara Federal de Porto Alegre autorizou a realização do MOPERT (AÇÃO ORDINÁRIA Nº5070910-33.2015.4.04.7100/RS), onde somente os pescadores cadastrados no projeto podem capturar essas espécies, para fins de monitoramento.

O MOPERT é:

Execução: Prefeitura Municipal de Imbé; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Governo Federal

Coordenação: SEMMAPA – PMI

Coordenação Técnico-Científica: CECLIMAR/CLN/UFRGS

Compõe o Grupo de Trabalho do Projeto: CECLIMAR/CLN/UFRGS, Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – ASCAR/EMATER-RS; Prefeitura de Imbé; Prefeitura de Tramandaí; Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; PATRAM Brigada Militar; Colônia de Pescadores de Imbé Z-39; Colônia de Pescadores de Tramandaí Z-40; Sindicato dos Pescadores de Tramandaí; Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí.

Matheus Vargas

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários