A exortação de Jesus: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido!” é sempre oportuna e consoladora, pois todos nós, muito ou pouco, somos atingidos pelo clima e situação de insegurança que paira no ar.

            Devemos reconhecer que respiramos um medo generalizado. Ninguém é mais seguro de nada. Todo mundo pode ser assaltado e morto por muita pouca coisa. As próprias novidades tecnológicas podem nos desestabilizar. Agora essa coisa da inteligência artificial que pode fazer coisas que nem imaginávamos. Onde vamos acabar com tanta inovação?

            As situações de violência já não é privilégio de cidade grande. Cresce o medo de sair de casa até mesmo de dia em alguns lugares. Muita gente justifica a não participação de encontros e reuniões por insegurança social (medo). Basta ver como aumentaram as empresas de segurança. Por mais simples que seja uma família sente-se na obrigação de colocar grades e alarmes para se proteger. Isso não era assim.

            Quando Jesus diz “não tenhais medo dos homens, pois nada há de escondido que não seja conhecido” faz-nos lembrar tantas notícias falsas que são veiculadas e vendidas como verdadeiras, que até mesmo pessoas mais esclarecidas as assumem como tais. Precisamos cuidar as informações que passamos adiante. Podem fazer muito mal e criar problemas sérios.

            Contudo, não podemos deixar-nos condicionar e permitir que nos roubem a liberdade. Para isso a palavra de Jesus vem ao nosso encontro: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!”. Nossos princípios e valores humanos e cristãos são nossa força e riqueza. Daí a necessidade de zelar e cuidar da facilidade com que muitas coisas nocivas à saúde psíquica e espiritual podem entrar em nossas casas por meio da internet e seus derivados.

Contudo, não podemos nos tornar escravos dos medos que nos assolam. Precisamos criar coragem, colocando nossa confiança no Senhor que caminha conosco e pode nos proteger das cadeias invisíveis do mal.

            A isso nos encoraja Jesus ao dizer: “Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós até os cabelos de vossa cabeça estão contados. Não tenhais medo!”.

            Por isso, coragem, confiança: se o Pai cuida dos pardais e sabe tudo de nós, tanto que “até os cabelos de nossa cabeça estão contados”, podemos contar com Ele, certos que nunca nos abandonará.

            As pessoas animadas pela fé e pelo amor cristão são mais corajosas, empreendedoras e encaram os desafios com mais serenidade, dispostas a pagar com a própria vida se preciso for. Não abandonam a missão por nada e por ninguém.

Para refletir: Qual é a minha situação no momento? Sinto-me seguro, contente, livre de ir e vir onde eu quiser? Ou ando com medo? Quais meus principais medos? Como posso me libertar deles? Como a vida de fé me ajuda a superá-los e vencer? Onde encontro segurança e paz?

Textos Bíblicos: Jr 20,10-13; Rom 5,12-15; Mt 10,26-33; Sl 68(69).

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Comentários

Comentários