Vida & Saúde

Nova Casa Aberta é apresentada à comunidade em Osório

Casa Aberta na Rua Santos DumontOcorreu no final da tarde de quarta-feira, 25, a apresentação do novo Centro de Assistência Psico-social – Caps Casa Aberta de Osório, que está atendendo na Rua Santos Dumont, 480.

O prédio com mais de 1.000 m², reúne todo o trabalho oferecido pelos Caps, facilitando a vida dos colaboradores e dos pacientes, além da vantagem da otimização de recursos.

No novo espaço, as oficinas e atividades têm mais espaço físico e o atendimento é dinamizado com as equipes das duas casas, em um mesmo endereço.  O ambiente agrega academia de ginástica, sala de cinema, espaço para palestras e a rede pública faz o uso, refeitório, dormitório e cozinha.

A Casa Aberta de Osório atende cerca de dois mil usuários e a equipe conta com profissionais como psicólogos, psiquiatra, enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, monitores de música, arte e cozinha, além de setor administrativo.

Na tarde, a diretora dos Caps, psicóloga Denise Amaral Prates, colaboradores e pacientes recepcionaram os convidados como o prefeito Eduardo Abrahão; secretário da Saúde, Emerson Magni da Silva, demais secretários; presidente da Câmara de Vereadores, demais autoridades e o pasto Norbeto Huller, que fez uma bênção no local.
Os presentes assistiram a um filme institucional do Caps, que tem uma história de 23 anos. A apresentação encerrou com coquetel servido aos presentes.

Abrahão destacou vantagens como o atendimento mais adequado às pessoas, sinal de respeito aos profissionais e consolidação como referência também na saúde mental do município de Osório para o litoral e o estado. – As estruturas novas já demonstram melhora em vários aspectos, parabéns a equipe da saúde pelo trabalho de inclusão, daqueles que procuram esse atendimento.

O Secretário Emerson salientou que a unificação das duas Casas abertas em um único endereço facilita a vida de quem precisa. – É uma estrutura preparada para acolher os pacientes, somada aos profissionais qualificados que referenciam o município no atendimento psicossocial.

A Psicóloga Denise Amaral, coordenadora do Caps, disse que é um trabalho feito com muita dedicação voltado Á vida e a liberdade. – As pessoas que buscam tratamento aqui, têm os mesmos direitos dos demais, e trabalhamos ter isso na prática – afirmou.

Eliana C. Izaias

Comentários

Comentários