Nova onda de calor extremo castigará o RS, Argentina e Uruguai

Foto arquivo IMBÉ, RS, BRASIL, 25-02-2017, 18h02'34": Gaúchos desfrutam do mar azul, limpo e tranquilo durante o Carnaval 2017, na praia de Mariluz, no litoral norte, próximo da guarita 124 de salva-vidas. (Foto: Gustavo Roth / Fundação Piratini - TVE e FM Cultura)

Um período extremamente quente nos próximos dias vai contribuir ainda mais para que os desvios de temperatura acima do normal aumentem neste mês de fevereiro no território gaúcho com marcas que vão ficar perto ou acima dos 40ºC em diversas cidades gaúchas, alerta a MetSul.

O novo período de temperaturas excessivamente altas será abrangente e não vai se limitar ao Rio Grande do Sul.

Alertas de onda de calor estão sendo emitidos por serviços meteorológicos oficiais de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, adverte para temperaturas “extremas”.

No Uruguai, o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um alerta de onda de calor para o período entre este sábado e a segunda-feira com “temperaturas extremas acima da média climatológica desta época do ano”. O pior do calor, segundo o Inumet, deve ocorrer em departamentos do Oeste e do Centro do país.

No Rio Grande do Sul, sábado deve ter marcas de 38ºC a 40ºC em cidades do Oeste gaúcho com máximas de 37ºC a 39ºC na Campanha, no Centro gaúcho e nos vales.

Porto Alegre pode ir a 36ºC e na área metropolitana haverá pontos com 37ºC a 38ºC.

No domingo, o calor se torna extremo em muitas cidades à medida que a massa de ar quente se intensifica sobre o Rio Grande do Sul. Temperaturas perto ou ao redor de 40ºC são esperadas no Noroeste, no Oeste, no Centro, no Sul gaúcho, nos vales e na Grande Porto Alegre. A capital gaúcha pode bater em 37ºC a 38ºC.

Na segunda, o calor segue implacável e pior muito no Leste gaúcho (Litoral).

Máximas de 38ºC a 40ºC são esperadas no Oeste e no Noroeste, mas no Sul e no Leste do estado, o que inclui as áreas de Pelotas, de Porto Alegre, dos vales e região metropolitana, as marcas serão extremas com registros acima de 40ºC.

Mas de acordo acordo com a MetSul, há uma boa notícia.

Esta onda de calor não será muito prolongada, como a de janeiro do ano passado que durou duas semanas e trouxe 15 dias seguidos com máximas acima de 40ºC para o Rio Grande do Sul.

Entre terça e quarta da semana que vem o tempo muda com chuva generalizada e temporais em muitos locais, alguns severos, encerrando o período tórrido.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários