Nova usina de reciclagem de Osório está em fase de finalização
Com a construção de mais uma usina de reciclagem a Cooperativa Calixo, que realiza a separação do lixo seco e a sua comercialização poderá dobrar o número de cooperativados de 30 para 60 integrantes. A nova usina terá prensa, esteira, tulhas, triturador de vidro e moinho.
Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer, a nova usina de reciclagem deve entrar em funcionamento nos próximos 40 dias e prolongará o uso do aterro sanitário em mais dez anos. “Vamos ampliar o material reciclável, deixando de tirar da natureza mais areia, questões de produção para vidro, plásticos, vamos trabalhar com materiais recicláveis e vamos deixar de aterrar, aumentando a vida útil do aterro sanitário da cidade”, disse Leda.
A capacidade de produção de materiais recicláveis aumentará, diminuindo os danos ao meio ambiente. “Com a nova usina iremos quadriplicar a nossa capacidade. Hoje, a nossa usina tem capacidade de 8% do lixo coletado, portanto nós temos uma produção de 2% do lixo coletado que são os recicláveis. Com a nova usina, nós teremos capacidade de aumentar isso”, disse a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer.
No local, ainda falta ser finalizada a construção da rampa de acesso dos caminhões até a usina. A Obra é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana.