Novas atitudes
Evoluímos muito nesses últimos anos e isso tem se refletido também em nosso comportamento. Estudamos mais e trabalhamos mais. É como se estivéssemos passando por um choque de capitalismo. Nossa economia tem sido cada vez mais orientada pela lógica do lucro e não tanto nas vantagens políticas e pessoais, ainda que elas persistam. Temos crescido economicamente e isso tem gerado oportunidades àqueles que se esforçam e são competentes, bem no estilo capitalista onde os mais fortes sobrevivem. Apanhamos tanto no passado que nos tornamos fortes.
Se ontem pedíamos dinheiro emprestado ao FMI, hoje emprestamos! Na Europa cogitou-se a possibilidade de algumas economias pedirem socorro ao fundo. Enquanto nos EUA o governo estatiza bancos, os nossos estão cada vez mais fortes e aqui a regulação do setor é ainda mais forte. Enquanto na Europa trabalhadores belgas da indústria de cerveja reclamam porque não podem beber durante o expediente, nós aqui achamos essa ideia absurda. Enquanto Chávez fecha supermercados na Venezuela para conter inflação, nossas empresas crescem e cada vez ganham mais com maior escala e fusões. Enquanto Evo Morales expulsa investimento estrangeiro, Lula viaja pelo mundo “vendendo” esse nosso paraíso tropical. Enquanto a França e outros países europeus criam uma série de subterfúgios e proteções a produções ineficientes, nós lutamos pela queda dos subsídios agrícolas, pois somos de longe muito mais capazes de produzir mais a um menor preço.
A bolsa não para! Portanto, é preciso estar ligado. Nesta última semana, já na quarta-feira, na parte da tarde, tivemos pregão. Voltando do carnaval os investidores encontraram o mercado acionário animado. Nos pregões onde a bolsa doméstica esteve fechada para negociações, os principais mercados globais apresentaram valorização. O mercado foi impulsionado pelo noticiário mais ameno em torno dos problemas da economia grega, resultados corporativos e indicadores econômicos favoráveis. Nem mesmo a decisão de aumento da taxa de redesconto anunciada pelo FED na sexta-feira foi capaz de abalar os mercados. Com isso o Ibovespa encerrou a semana com alta de 2,63%.
A economia mudou bastante e é importante que estejamos atentos. Numa economia cada vez mais dinâmica e com empresas realmente competentes e capazes de se expandirem globalmente, o mercado de capitais ganha espaço e nos dá a oportunidade de sermos sócios de excelentes negócios. Se antes nossa preocupação era proteger nossos rendimentos da voraz inflação, hoje devemos fazer o bolo crescer! E para termos novos resultados, é indispensável investirmos em novas atitudes!