Novas profissionais da costura estão no mercado em Torres

O mercado da confecção recebe mais 14 profissionais capacitadas pelo Atelier de Corte e Costura de Torres. A formatura das alunas do 9º Curso Básico de Corte e Costura aconteceu no Centro Municipal de Cultura, com muitas alunas desfilando roupas de produção própria. Com essa turma, o Atelier de Costura já formou, nesse curso inicial, aproximadamente 220 profissionais. Durante a solenidade, a secretária de Turismo de Torres, Dóra Laidens, destacou que o incentivo ao mercado da confecção é como uma semente que já brotou e que esse broto, que está crescendo forte, em breve florescerá e dará bons frutos. “Teremos um grande pólo da confecção no Litoral Norte, e será em Torres”, avaliou a secretária.

O presidente da Associação da Confecção de Torres (Acont), Sinval Plucenio, ressaltou a importância da capacitação das costureiras e destacou que a qualificação profissional deveria ser estendida a outros segmentos em Torres. “Para que a cidade cresça e o povo tenha uma auto-estima elevada, é fundamental oferecer capacitação aos trabalhadores das mais diversas áreas”, destacou. Plucenio ainda renovou o apoio da Acont ao Atelier de Corte e Costura. “A minha esperança é de que esse trabalho continue”, finalizou. Participaram da solenidade ainda o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Roberto Monteiro, o vereador Roniel Lummertz, e a instrutora do curso, Maria de Lurdes Frasson (Lurdinha).

A décima edição do Curso Básico de Corte e Costura já está em andamento. Nesse curso inicial, as alunas aprendem a lidar com as máquinas industriais, a fazer a costura reta e a cortar tecidos com moldes prontos. Ao final estão prontas a confeccionarem peças por conta própria ou para trabalharem em indústrias de confecção. A profissionalização através do Atelier gera renda para muitas famílias de Torres. Também está em andamento o curso de aperfeiçoamento em brim e de 6/10 a 12/12 acontece o de biquínis, visando à produção para o Veraneio. O Atelier é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Acont, Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Comentários

Comentários