Vida & Saúde

Novo boletim de balneabilidade é divulgado na sexta-feira

O governo do Estado, por intermédio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) divulga na tarde desta sexta-feira (8) a balneabilidade das praias gaúchas. O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde 1979 e inclui, nesta temporada, a coleta de amostras em um total de 84 pontos fixos de 73 praias e balneários localizados em 45 municípios, distribuídos da seguinte forma: 63 pontos na Região do Litoral, 15 no Lago Guaíba e 12 na Região do Rio Uruguai. Nos seis balneários de Pelotas as campanhas são feitas pela Prefeitura Municipal.

A balneabilidade das praias do Litoral Médio e Sul, bem como dos balneários da Região do Uruguai e da Região do Guaíba começa ser divulgada na segunda quinzena de janeiro em função de diversos eventos climáticos que impossibilitaram o trabalho da coleta de dados. A expectativa da Fepam é de que, em função das chuvas, a balneabilidade nesses locais indique praias IMPRÓPRIAS para banho. A Fepam monitora esses locais, porém as informações coletadas permanecem inconclusivas no que se refere à balneabilidade.

O monitoramento fixo ocorre em três pontos na Região do Litoral Sul (Balneários dos Prazeres/Laranjal, Balneário Santo Antônio/Laranjal e Balneário Valverde/Laranjal) em Pelotas, Camping do Pinvest e Camping em frente ao Hotel Pontal em Tapes e Lagoa da Pinguela em Osório. Também haverá monitoramento nos balneários de Cacequi, Dom Pedrito e Rosário do Sul, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. Durante as campanhas ocorrerá monitoramento em pontos temporários através de parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde ou de Meio Ambiente.

Comentários

Comentários