Geral

Novos agentes integram o projeto Agesco em Osório

O projeto de Agente Escolar Comunitário – Agesco, de Osório, passou a contar, desde o dia 2, com mais quatro novos agentes: Sirlei Terezinha dos Santos, Maria dos Santos Barbosa de Oliveira, Pedro Bonacheski da Silveira e Maria de Fátima Faustino.

Os agentes foram capacitados para o desenvolvimento da atividade, através do estágio teórico e prático no 8º BPM, com noções gerais de trânsito e procedimentos frente a situações que possam gerar ocorrência policial.

O projeto é uma parceria entre o 8º Batalhão de Polícia Militar – BPM, Consepro, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, todos de Osório e tem como objetivo principal auxiliar os alunos, na travessia das vias públicas, em frente as escolas do município e, em segundo plano, auxiliar o 8º BPM no controle de fatos anormais e pessoas estranhas próximos das escolas.

A coordenação do Projeto Agesco, junto ao 8º BPM, é do tenente Marco Antonio, a supervisão é do major Rogério da Silva Alberche, comandante do batalhão e os agentes são auxiliados pelo sargento Hermes, da Patrulha Escolar. Participaram da instrução aos agentes, no dia 2 de setembro, o major Alberche, Comandante do 8º BPM e o Presidente do Consepro, Antônio Marculan.

O Comando do 8º BPM salienta que os Agentes Escolares Comunitários não são agentes de trânsito e nem agentes policiais, não podem, por exemplo, abordar pessoas próximas às escolas e nem efetuar sinalização de trânsito no meio da via, são pessoas voluntárias que auxiliam os alunos na travessia da via pública. “Este é um projeto pioneiro na nossa região, no início era somente uma aposta, porém, agora, se tornou realidade e já faz parte da cultura da cidade.

A atuação dos agentes se tornou muito importante para o 8º BPM e para a comunidade, pois durante o horário que desenvolvem as atividades, não há registro de ocorrência nas escolas beneficiadas”, afirmou o major Alberche.

Atualmente, o projeto conta com 19 agentes, atuando em 11 escolas do município, nos turnos da manhã e tarde. Os Agentes usam, como uniforme, um jaleco e boné na cor laranja, com a inscrição Agesco e utilizam um cone de sinalização de trânsito. O Projeto foi instituído no município de Osório em 11 de Setembro de 2003, desenvolvendo as atividades durante o ano letivo.

Comentários

Comentários