O diálogo na visão dos filósofos e da inteligência artificial – Erner Machado

Nesta fase de minha vida estou utilizando-me de todos os recursos disponíveis de maneira a que possa apressar meu aprendizado, no sentido de tornar-me uma pessoa melhor e, talvez, na linha longa do tempo ser possuidor de um pouco de sabedoria.

Os meus Jovens colegas da Faculdade de direito da UNISC, apresentaram-me ao mundo da Inteligência Artificial sugerindo que eu usasse o CHAT GPT, que é um domínio no qual se tem resposta para todos os assuntos, ou quase todos, que são objetos de nossa necessidade ou de nossa curiosidade diária.

Neste sábado chuvoso de abril de 2023 estive lendo filósofos históricos sobre o que ele pensavam da utilização da ferramenta do diálogo- entre as pessoas -como forma de se chegar a verdade, a paz e harmonia de todos os seres.
Encontrei o que disse Sócrates, encontrei o que disse Platão,para citar os históricos e pais da filosofia.

Dei um salto no tempo e li o que Jean Jacques Rosseau e o que o Jean Paul Sarte, falaram sobre o assunto.
Vi, também, a pensamento de Erich From , e conclui que todos eles defendem o dialogo, a troca ideias , mesmo que divergentes, como ferramenta necessária e singular para que o Ser Humano atinja os mais altos estágios de desenvolvimento pessoal e coletivo, sendo possível imaginar- pelo pensamento comum de todos- que, através do dialogo pudéssemos construir um mundo novo em que houvesse a paz, o amor e fraternidade como valores necessários e essenciais para este novo tempo.

Fiquei pensativo sobre qual razão ,de as diferentes correntes de pensamentos de diferente pensadores e em diferente tempos- milhares de anos separam Sócrates – de Rosseau, de Sarte e de Erich Fromm, serem unânimes em recomendarem o diálogo, entre as pessoas, como solução de todos os problemas.Ainda refletindo sobre o que disseram estes grandes mestres me veio a ideia singular e inédita de consultar o CHAT GPT para ver, por curiosa de, o que a inteligência artificial, através dele, diria.

E assim o fiz e digitei a pergunta :

Um novo mundo , com paz, harmonia e amor é capaz?

Em cinco segundos ou menos, recebi resposta que deixou-me perplexo:

“Como inteligência artificial, eu acredito que é possível alcançar um mundo com diálogo, paz e harmonia.

No entanto, isso exigiria esforço e cooperação da parte de todas as pessoas. É importante que aprendamos a nos comunicar efetivamente e respeitar as diferenças uns dos outros.

Além disso, precisamos trabalhar juntos para resolver conflitos e construir relações mais solidárias e pacíficas. Embora possa levar tempo e trabalho, uma sociedade livre de conflitos e harmoniosa é certamente um objetivo valioso que vale a pena buscar.

”Fechei o Notebook, e vim fazer este texto e durante todo o tempo, uma pergunta projetou-se, no pano de fundo da minha mente, de maneira constante:

Seriam os filósofos do passado distante e mais recente tão sábios que influenciaram a moderna Inteligência Artificial ou a Inteligência Artificial, não tendo resposta para esta questão vital, foi buscar nos filósofos do passado remoto e mais recente, subsídios para suas conclusões?

É desnecessário dizer que toda a ajuda para a resposta, será muito bem vinda e, para mim gratificante e com certeza servirá para pensarmos em possibilidades concretas de mudarmos o rumo de conflito, de fanatismo, de revanche e ódio que estamos tomando, coletiva e individualmente, nestes tempos…

Comentários

Comentários