O que esperar no retorno do Grêmio para a Série A

Foto - Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio começou em 2022 seu caminho de volta para a elite do Campeonato Brasil, em uma das Série B mais difíceis da história. Ao lado de Cruzeiro, Vasco e Bahia, o Tricolor Gaúcho conseguiu o acesso de forma relativamente difícil, mas com 7 pontos de diferença para o quinto colocado, sendo vice-campeão brasileiro da segunda divisão. Com o acesso garantido, o Grêmio volta ao seu lugar de sempre, a primeira divisão do Brasileirão, com expectativa de, pelo menos, não voltar a cair para a Série B.

Apesar de ter conseguido o acesso sem grandes sustos, o Grêmio mostrou na campanha de 2022 que tem um plantel bastante limitado, que ainda depende muito de seu principal jogador, Diego Souza, que é um veterano de 37 anos, e obviamente tem suas limitações devido à idade. Na Série B, Diego Souza marcou 14 vezes e deu 5 assistências, números bem expressivos e dominantes dentro do elenco, já que o segundo artilheiro foi Bitelo, com 6 gols a menos.

Parece urgente que o elenco seja reforçado, já que a primeira divisão exige um elenco muito superior ao que o Grêmio teve nesta temporada, e os principais reforços devem ser um atacante que substitua Diego Souza quando este se lesionar ou cansar, e bons defensores, já que Pedro Geromel se lesiona com frequência. A manutenção de Lucas Leiva para a próxima temporada também é tratada como prioridade, assim como a permanência do técnico Renato Gaúcho, que além de estar em boa fase, é muito querido pelos gremistas por sua história no clube.

Apesar das finanças estarem bastante comprometidas, com a expectativa de um déficit de algo em torno de 55 milhões de reais em 2023, a diretoria gremista promete que haverá reforços para o próximo ano. Tudo deve ser confirmado após a próxima eleição para presidente do clube, mas Renato Gaúcho já avisou que precisa de reforços, e já tem alguns nomes em mente para apresentar para a nova diretoria. Se ele vai ser totalmente atendido, ou não, ainda veremos.

Em entrevista recente, o atual presidente do Grêmio Romildo Bolzan disse que o Grêmio pode contratar entre cinco e seis reforços para o próximo ano, com prioridade para a manutenção dos jogadores que conseguiram o acesso em 2022. Em especial, as posições mais necessitadas de reforços são lateral, meia e atacante. Como o Grêmio não vai atuar nem na Copa Libertadores, e nem na Copa Sul-Americana, o orçamento não deve ser grande, por isso o torcedor gremista não pode esperar grandes astros.

As renovações dos atacantes Diego Souza e Elkeson são tratadas como prioridade pela diretoria, pois os contratos de ambos terminam no final de 2022. Como vimos claramente, Diego Souza é fundamental para este time, e perdê-lo seria um duro golpe para o time gremista. Já Elkeson é visto como um jogador muito promissor, que não teve espaço suficiente em 2022 para mostrar a que veio, e pode ser um dos trunfos gremistas para a primeira divisão em 2023.

Vamos listar agora alguns jogadores que estão sendo ventilados no Grêmio em 2023, e que podem reforçar o elenco de forma sustentável. É claro que ainda são apenas especulações, mas que podem dar a ideia de como a diretoria pretende reforçar o time, com jogadores bons, experientes, e que não sejam nenhuma loucura financeira.

> Diego Alves: O goleiro multi campeão pelo Flamengo está em fim de contrato com o rubro-negro, e não deve seguir no clube carioca no próximo ano. O Flamengo já contratou um goleiro reserva para o Santos, o ex-Boca Juniors Rossi. Diego Alves viria ao Grêmio para ser titular, colocando Adriel na reserva, mas o que pode travar o negócio é o alto salário do goleiro, algo em torno de 600 mil reais por mês.

> Rodinei: Mais um jogador do Flamengo pode parar no Grêmio, o lateral direito Rodinei, que fez uma temporada impecável pelo time rubro negro, mas que já demonstrou interesse em mudar de ares. Rodinei fez o gol do título da Copa do Brasil, deu a assistência para o gol do título na Libertadores, e é um jogador muito querido no vestiário, vivendo o melhor momento de sua carreira. Seria um grande reforço para o Grêmio, mas como está no auge, não deve ser barato contratar o lateral. Ele ganha atualmente R$200 mil do Flamengo, mas quer um contrato muito melhor em seu novo clube.

> Tchê Tchê: O meia do Botafogo é um dos cotados para reforçar o Grêmio, após uma temporada de altos e baixos. Na sua chegada ao Botafogo, o jogador não se encontrava em campo, e parecia ter sido uma contratação ruim, mas ao longo do tempo se firmou no time, e foi titular absoluto no segundo turno. O contrato do jogador com o clube carioca vai até 2024, portanto será necessário uma boa proposta para contratá-lo.

> Pedro Raul: Até pouco tempo desconhecido do grande público, Pedro Raul impressionou por sua qualidade jogando pelo Goiás, terminando como vice-artilheiro do Brasileirão, atrás apenas de Germán Cano. O atacante pertence ao Kashiwa Reysol, do Japão, e está na mira de muitos clubes do Brasil e do mundo, portanto é a contratação mais difícil entre os especulados no Grêmio.

> Marcelo Grohe: Goleiro que fez história no Grêmio, Marcelo Grohe quer voltar ao Brasil após sua passagem pelo mundo árabe, e tem o time gremista de portas abertas para recebê-lo. A diretoria do Grêmio considera uma ótima ideia seu retorno, não precisando contratar Diego Alves, que é visto com desconfiança.

> Douglas Costa: O atacante saiu do Grêmio de forma muito turbulenta em sua última passagem, e o próprio jogador pediu desculpas à torcida pela forma como tudo aconteceu. O Grêmio tem uma dívida alta com o atleta, e um possível retorno seria uma forma de resolver tudo de forma amigável. Douglas Costas está atualmente no Los Angeles Galaxy (Estados Unidos).

Quer apostar no Grêmio em 2023? O site aposta10 oferece bet365 dicas para você fazer as suas apostas.

Com a situação do Grêmio voltando ao normal, uma nova diretoria e os possíveis reforços, o Grêmio volta à primeira divisão do campeonato brasileiro querendo fazer bonito. É claro que ainda não há condições para o Grêmio disputar um título, já que times como Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro têm investimento muito mais alto, mas a expectativa gremista é que o time não sofra risco de novo rebaixamento. Uma vaga para a Copa Sul-Americana, ou até mesmo na fase grupos da Libertadores 2024, seria uma ótima notícia para o Grêmio.

Comentários

Comentários