Operação Golfinho terá programa contra drogas e violência
O Proerd originou-se do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.) e em julho de 2013 completará 15 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ação conjunta entre polícia militar, escolas e famílias com o objetivo de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência, por meio de currículos específicos para crianças e adolescentes da educação infantil, séries iniciais e do 5º e 7º anos do ensino fundamental. Há, ainda, um curso para adultos, completando o ciclo de prevenção.
A metodologia utiliza técnicas pedagógicas e materiais didáticos adequados a cada faixa etária.
Nas praias do Litoral Norte e Litoral Sul, a partir de 02 de janeiro, serão montadas tendas à beira-mar, em locais estratégicos e em dias a serem divulgados, onde crianças e adolescentes que estiverem veraneando poderão participar das atividades do Proerd Praia.
Conforme o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Paulo César Franquilin Pereira, o objetivo é proporcionar ao público da orla as orientações preventivas contra o uso de drogas, além do trabalho convencional feito durante o ano nas escolas, ampliando a quantidade de pessoas atingidas pelo programa.
Em 2011 e 2012, o Proerd formou aproximadamente 177.500 crianças e adolescentes em seus cursos, em todo o Estado. Neste ano, foram realizados 11 cursos, formando 330 novos instrutores do Proerd, somando 550 brigadianos envolvidos com o programa.
Em dois cursos, houve a participação de 12 policiais da Argentina e do Uruguai para ações nas regiões da fronteira do Rio Grande do Sul com esses países.
Em novembro de 2011, o Proerd/RS foi certificado como Centro de Treinamento pelo D.A.R.E e, depois, o Comando-Geral da Brigada Militar denominou-o de Centro Mercosul de Formação Proerd. Atualmente, é o maior programa social da Brigada Militar.