Operação Laranja Mecânica Fase III é deflagrada em Santo Antônio da Patrulha

12274624_941028999323440_5683097878344308762_nNa manhã desta segunda-feira (23/11), policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico desencadearam a terceira fase da Operação Laranja Mecânica – “Contatore” que visa a desarticulação de uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Uma pessoa foi presa, dois veículos foram apreendidos e um bem imóvel foi sequestrado. Os mandados foram cumpridos em Porto Alegre, Canoas e Santo Antônio da Patrulha.

A fase denominada de “Contatore”, coordenada pela Divisão de Inteligência, tem como objetivo principal neutralizar uma das principais fontes de transmissão de capital ilícito da organização criminosa, bem como dissolver por completo a única rede restante de contabilidade do grupo criminoso relacionado às atividades com alguns permissionários de transporte de táxi de Porto Alegre.

A Operação Laranja Mecânica é considerada a maior ação no Estado contra a lavagem de dinheiro oriunda do narcotráfico. Iniciou no mês de outubro deste ano, com mandados cumpridos em diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Durante as ações, foram apreendidos diversos veículos, entre eles diversos táxis, grande quantidade de dinheiro, armas, drogas e uma variedade de documentos relacionados ao grupo criminoso que movimentou cerca de R$ 18 milhões nos últimos três anos.

Na ação desta segunda-feira (23), foi preso um dos responsáveis pela contabilidade do grupo. O suspeito tinha atribuição de executar empréstimos e transferências de valores aos “laranjas”, os quais emprestavam seus nomes para a compra de bens móveis e imóveis, como veículos, apartamentos e sítios, além da abertura de empresas de fachada para a lavagem de dinheiro. O preso foi conduzido ao Denarc para os procedimentos de polícia judiciária e na sequência será encaminhado ao sistema prisional.

Comentários

Comentários