Operação Verão da Seapa inicia com apreensões e prisão no Litoral Norte

A Operação Verão realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), que se realiza no Llitoral, até o mês de março, iniciou nesta sexta-feira (14), com a apreensão de 3,7 toneladas de alimentos de origem animal, fiscalização de mais de 100 veículos e sete estabelecimentos, expedição de 37 autos de infração, interdição de um estabelecimento e uma prisão.

Durante este período, serão realizadas atividades de barreiras sanitárias (fixas e volantes) nas principais vias de acesso ao litoral Norte e Sul, envolvendo mais de 60 técnicos do Departamento de Defesa Agropecuária. As barreiras ocorrerão praticamente em todos os dias do período, em turnos variados, com o objetivo de verificar, entre outros itens, a procedência dos produtos de origem animal (se possuem ou não inspeção sanitária oficial), se estão bem acondicionados e embalados e se a temperatura no transporte está correta.

No mês de dezembro, de acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luis Fernando Mainardi, duas equipes atuarão exclusivamente na fiscalização de propriedades rurais e outros estabelecimentos suspeitos de abate clandestino ou outro tipo de processamento irregular de produtos de origem animal. “Nossa função é buscar garantir a qualidade do alimento que a população consumirá”, explicou.

Relatório

No Litoral Norte, as barreiras sanitárias já fiscalizaram mais de 100 veículos, tendo sido retidos oito com auto de infração e seis com multa, além de nove com apreensão e inutilização. Mais de 79.150 kg de produtos de origem animal foram fiscalizados na região. Deste total, foram apreendidos 2.844 kg de produtos fora dos padrões preconizados pela legislação, além de 15 bovinos vivos por estarem sem documentação sanitária de trânsito.

Na fiscalização realizada em estabelecimentos foram vistoriados sete locais irregulares, com aplicação de sete autos de infração e sete de inutilização, além de um estabelecimento ter sido interditado. Nestes locais foram apreendidos 548 kg de produtos de origem animal irregulares.

Já no Litoral Sul, um abatedouro clandestino foi interditado, na quinta-feira (13), em operação conjunta da Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio, com a Brigada Militar de São Lourenço do Sul, na localidade do 1º Distrito. Na ocasião foram apreendidos 400 quilos de carne bovina sem inspeção sanitária e 12 ganchos de ferro, entre outros itens.

Comentários

Comentários