Oscar tem pior audiência em 80 anos
A cerimônia de entrega do Oscar foi seguida por uma média de 32 milhões de espectadores, o que representa o pior número de suas retransmissões, segundo dados apresentados nesta segunda-feira pela empresa de medição de audiência Nielsen Media Research. A festa foi transmitida no domingo pela rede americana de televisão ABC ao longo de mais de três horas. A 80ª edição da premiação esteve dominada pelos atores europeus. No ano passado, a cerimônia foi seguida pela mesma rede de televisão por uma média de 38,8 milhões de espectadores, o que representa uma queda de 6 milhões.
O pior dado de audiência correspondia até agora ao da transmissão de 2003, a primeira depois da invasão do Iraque, com uma média de 33 milhões. Na edição em questão, o filme Chicago obteve a estatueta de Melhor Filme. A edição mais vista até agora foi a do ano de 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores, quando Titanic ganhou 11 prêmios.
Os filmes vencedores na entrega deste ano, como Sangue Negro, Conduta de Risco ou Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, atingiram uma pobre audiência em bilheteria, apesar das boas críticas recebidas. O grande ganhador da noite Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Joel e Ethan Coen, que também deu a Javier Bardem o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, só alcançou na bilheteria americana 64 milhões de espectadores.