Osório: Câmara realiza II Conferência de Esportes

A boa presença do público e as novas diretrizes para o esporte em Osório marcaram a II Conferência Municipal de Esportes, realizada nos dias 16 e 17, na Câmara Municipal de Osório.

Na primeira noite (16) de palestras, muitos estudantes da Facos, profissionais de educação física e interessados em esporte puderam prestigiar o secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Jair Bastos, explanar sobre as atividades da Secretaria e apresentar o funcionamento do Fundo Municipal de Esporte e Lazer da cidade, único no Estado e que serve de referência para todo o Brasil. Para encerrar a primeira noite, o palestrante Sérgio Rosa Neto, ex-técnico de basquete da cidade, diretor de esportes da ON Line Sports, de Novo Hamburgo, falou sobre o esporte de alto rendimento, destacando o planejamento estratégico para montar uma equipe profissional e deu algumas “receitas” de como chegar lá, usando como exemplo a equipe de vôlei masculino On Line, atual bicampeã gaúcha. Ao final, os palestrantes responderam às perguntas dos presentes.

O segundo dia (17) ficou marcado pelos debates. Inicialmente, duas palestras foram proferidas. A primeira ficou a cargo do Professor Mestre Hamilton Toldo, que destacou as políticas públicas para o esporte, o esporte e lazer no Brasil e também ressaltou alguns aspectos em Osório que podem contribuir para a prática destas políticas públicas, como uma cidade situada num ponto estratégico, devido à sua localização, e a formação de recursos humanos para estas atividades, através da Facos. Encerrando o ciclo de palestras, o profissional de Educação Física e acadêmico da Facos, Gilmar Luz, relatou a história do esporte em Osório e finalizou falando sobre a Lei 3.767, que regulamenta o Fundo Municipal de Esportes e o Fundo Especial de Esportes e seu funcionamento.

Transferido do primeiro para o segundo dia, o debate sobre os eixos temáticos ocorreu tranqüilamente, com a intensa participação dos presentes, que em menor número ao adia anterior, puderam expor suas sugestões e idéias, adicionadas ao documento oficial da edição anterior, para que fossem levadas ao Executivo e incluídas no LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e no PPA (Plano Pluri Anual) do próximo ano.

Com isso, ficou o compromisso da realização da III Conferência Municipal de Esportes e a ânsia de colocar em prática, o mais breve possível, o FUNDESP, que irá contemplar projetos de esporte e lazer no Município, através de verba destinada pelo Poder Executivo, que já garantiu um por cento do ISSQN e IPTU para executá-los.

Comentários

Comentários