Geral

Osório é tema de estudo da PUC

Osório é tema de estudo da PUCUniversitários de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e os professores Márcio Rosa D’Avila, Luiz Aidor e Rosana Picoral foram recepcionados em Osório na manhã desta quarta-feira (16/8), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Após as boas vindas do Secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Turismo, Rossano Teixeira, o grupo acompanhou uma explanação técnica coordenada pelo arquiteto do município de Osório, Alencar Massulo e o presidente em exercício do Corede Litoral Norte, Marcelo Reis. Posterior a parte teórica, iniciou um roteiro de visitas em prontos estratégicos do município.

O trabalho faz parte das ações da disciplina de Planejamento Urbano Regional, sendo que em todo o semestre ocorre uma atividade de campo realizada em uma cidade com até 50 mil habitantes. A iniciativa tem como objetivo abordar o planejamento no contexto urbano e territorial.

O grupo de professores elegeu o município de Osório devido a fatores como população que oscila muito, crescimento populacional, questão ambiental, natureza, acessibilidade, qualidade de vida e potencial, aliados ao papel ativo que o Corede nas discussões de planejamento do Litoral Norte, como território.

Nesta quarta-feira, os professores e universitários tiveram o olhar público sobre o município e na próxima semana o grupo voltará ao município,para a realização de entrevistas com a população.

D’Avila explicou que a disciplina busca o contato do discente com a questão real em final de curso. “O resultado será apresentado ao município e a meta é que este possa contribuir, inclusive com reflexão em torno da metodologia, discussões e aplicação no contexto local”.

O Secretário Rossano destacou a importância de poder contribuir com esse trabalho acadêmico, das estratégias feitas em relação ao planejamento no município e a tudo que refere-se ao desenvolvimento e desejou boas vindas o grupo da PUC.

 

Osório é tema de estudo da PUCCLIQUE E VEJA MAIS

Comentários

Comentários