Osório pressiona pelo funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto
O prefeito de Osório Eduardo Abrahão e o vereador Rossano Teixeira estiveram no final da manhã desta quinta-feira, dia 5, em Porto Alegre, na sede da Corsan, reunidos com o Diretor Administrativo da instituição Marcus Vinícius Vieira de Almeida e o Diretor de Assuntos Institucionais André Finamor. Na pauta do encontro a questão da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Osório e a agilidade para que a Licença de Operação seja emitida pela Fepam liberando o funcionamento da estrutura.
Tanto o vereador Rossano quanto o prefeito Abrahão expuseram a urgência que o município de Osório tem para que a ETE entre em funcionamento. “A ETE está pronta para entrar em operação e queremos iniciar o quanto antes a despoluição da lagoa do Marcelino porque temos um projeto de navegação turística e práticas esportivas que dependem disso. Outra questão é que ela está interligada com as demais lagoas que abastecem os municípios da região”, disse Abrahão que mostrou fotos e vídeo das lagoas do município e o seu potencial hídrico e turístico.
O Diretor Administrativo relatou que dois municípios estão com as suas ETEs prontas aguardando a LO no Estado. “Uma delas está localizada em Glorinha e a outra em Osório. Temos o interesse que ambas entrem em funcionamento o quanto antes e estamos encaminhando essa questão junto à Fepam”, disse Marcus Vinícius. Na ocasião, Finamor se comprometeu em repassar o nº do protocolo do pedido da LO da Corsan à Fepam para que o município possa acompanhar o andamento da licença. Atualmente, o presidente da Corsan é Flávio Presser que assumiu a instituição na última semana.
Gabriela J. Prestes Pacheco