Vida & Saúde

Osório será a primeira cidade gaúcha com 80% do seu esgoto tratado

Uma solenidade na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na Rodovia RSC 101, na manhã de terça-feira (13/09), marcou o início da Obra da Estação de Bombeamento de Esgoto Tratado e do Emissário final, em Osório. Essa é a última parte do projeto todo.

O prazo de execução é 12 meses, e colocará Osório no cenário estadual como a primeira cidade do Rio Grande do Sul, com 80% de esgoto tratado, beneficiando 30 mil pessoas.

O engenheiro Civil Bruno Mariot que falou sobre a execução da obra, informou que a capacidade da ETE é de 60 litros por segundo com 99% de remoção, podendo atender a demanda da população durante 30 anos.

O diretor presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann lembrou que em 325 municípios atendidos pela Corsan, apenas 13% tem cobertura de esgoto, e Osório está de parabéns por ter uma ETE. – Saneamento básico é vida, saúde, tributo ao futuro e a verdadeira demonstração do nosso compromisso com o meio ambiente.

O prefeito Eduardo Abrahão salientou que o tratamento de esgoto é 50, 60% da saúde de uma população. – Agradeço a parceria com a Corsan e evidencio a vizinhança da energia eólica e o esgoto do ponto de vista do meio ambiente e da saúde. O município sempre está aberto à realização de parcerias, que evidenciam Osório como uma referência positiva no Estado do RS – concluiu Abrahão.

Após a conclusão das obras iniciadas nesta terça-feira, a Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada e passará a atender a comunidade. O investimento total da ETE é de R$ 27.500.000,00.

Comentários

Comentários