Vida & Saúde

Palmares do Sul realizará a 1ª Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

foto lixo eletronicoComo parte da programação das atividades do mês de aniversário da cidade (12 de Maio), a Prefeitura de Palmares do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará nos dias 11,12 e 13 de maio, na sede da cidade, ao lado do Salão Paroquial, uma campanha de coleta de material eletroeletrônico inservíveis.

Celulares, computadores, televisores, no breaks, scanner, secadores de cabelo, teclados, telefones, tvs de plasma, LCD, notebooks, tonners, transformadores, ventiladores, placas mãe, placas de computador, rádios, vídeo cassete, vídeo games, máquinas fotográficas, pen drive, placa de som, placa de vídeo, processadores, pilhas…, o chamado lixo eletrônico, serão alvo da campanha.

A preocupação da Prefeitura com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, visto que estes equipamentos são fabricados, em sua grande maioria, com a utilização de metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Após o término, todo o material será recolhido pela empresa Trade Recycle Comércio de Gestão de Resíduos Ltda, de Cachoeirinha, que dará o destino final correto ao lixo eletrônico.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Dilmar Lima Flores, a população poderá levar seus equipamentos ao local a ser instalado junto ao Salão Paroquial, em horário comercial.

Conforme o prefeito Paulo Lang, esta é uma campanha muito importante: “Como os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico os materiais vão se acumulando em residências e escritórios. De modo que e o recolhimento por uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais”, afirmou Paulo.

O Secretário, Dilmar Flores, alerta que não serão recolhidos CDs, disquetes, fitas cassete, fitas de vídeo cassete, fogões, geladeiras, gabinetes de computador vazios (sem componentes), lâmpadas, lavadoras, tubos de TV e TVS Monitores abertas (faltando componentes internos).

Comentários

Comentários