Papel da mulher na política é ousar, querer e fazer, diz Yeda em Palmares do Sul

Em Palmares do Sul, onde participou das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (6), a governadora Yeda Crusius disse que a mulher gaúcha é símbolo de firmeza e parabenizou o Estado por reconhecer o papel feminino na sociedade. Em palestra na Câmara de Vereadores, Yeda afirmou que “a posição da mulher na política é ousar, querer, fazer e dizer que merece”. A governadora também entregou a chave de uma nova viatura à Brigada Militar de Capivari do Sul, como resultado da Consulta Popular.

Ao falar sobre o tema Mulher na Política para mais de 300 pessoas, a governadora disse que um dos seus objetivos é fazer política de um novo jeito, ressaltando que isso é próprio da mulher. Para a governadora, é preciso respeitar os limites e características naturais para avançar de maneira justa e harmoniosa na sociedade. “Isso significa a grandeza nos tempos atuais”, explicou.

Em referência a Anita Garibaldi, guerreira dos tempos de Revolução Farroupilha, lembrou que na Segurança Pública já existem 5.115 mulheres atuantes, em órgãos como Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Para celebrar a data que será comemorada no próximo domingo (8), a mulher com mais idade do município recebeu uma homenagem. Antonieta Lopes Velho nasceu em 1909 e completou 100 anos em janeiro. Teve nove filhos, 25 netos, 29 bisnetos e quatro tataranetos.

Ainda durante o evento, ocorreu a Cavalgada de Palmares, reunindo mulheres da zona rural, que se deslocaram ao Centro do município em carroças e cavalos. As mulheres foram homenageadas também com músicas executadas pela Banda Marcial de Cidreira.

Participaram do evento os prefeitos de Palmares do Sul, Ernesto Ortiz Romacho, de Capivari do Sul, Glacy Osório, e a presidente da Câmara de Vereadores de Palmares, Idene Boschetti.

Comentários

Comentários