Parceria cria alternativa para turismo rural no Litoral Norte
A parceria iniciada em 2003 entre Emater/RS-Ascar, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e produtores interessados iniciou com a capacitação das sete famílias locais que estruturaram suas propriedades, cada uma delas definindo-se em um tipo de atrativo turístico.
Assim, quem for ao local vai poder aproveitar o filó, típico da etnia italiana onde as pessoas comem, bebem vinho, cantam e dançam e as delícias gastronômicas de uma mesa farta de queijos, salames, geléias, pães, bolos e biscoitos. Entre as atrações estão ainda os cafés rurais, trilhas pela mata, artesanato com produtos naturais e a opção de dormir em uma pousada que conserva a estrutura de 1904.
Com o passar dos anos as famílias foram se aperfeiçoando e o roteiro recebeu um pórtico e placas indicativas. “Apesar de receber mais turistas durante o inverno, o Vale do Paraíso está esperando atrair visitantes também nesta época do ano, em que há grande fluxo de pessoas no Litoral”, explica a moradora da localidade, Gisele Lumertz Carlos.
Para atrair a presença de mais visitantes, as famílias do Morro Azul realizam um trabalho de parceria com agências de turismo, o que facilita a divulgação da hospitalidade do local. Quem quiser ir ao local pode agendar uma visita prévia nas agências de viagem de Torres e Tramandaí, ou com Gisele Lumertz Carlos, pelo telefone (51) 3664-9091.