Vida & Saúde

Parceria qualifica estudantes para atendimento de Primeiros Socorros em Torres

Começaram na última sexta-feira, 12 de setembro, encontros de capacitação sobre primeiros socorros dirigidos a estudantes de escolas municipais. A iniciativa é uma parceria do projeto SAMUZINHO na Escola e do programa Primeiros Socorros-SalvandoVidas e Resgatando Almas, da professora municipal e socorrista Andréa Mello. Com o propósito de fortalecer o trabalho, uma vez que o objetivo dos projetos é comum, os responsáveis decidiram unificar a operação. Palestras e treinamentos começaram na manhã desta sexta na sala de do SAMU/Torres. A secretária municipal de Saúde, Karla Mattos, participou do evento.

Há mais de um ano, alunos do 5º ao 9º ano das escolas municipais participam do programa, informa a professora, explicando que a ação tem dois ganhos. Inicialmente porque prepara os estudantes para uma emergência e segundo porque procura valorizar seus monitores. “Alguns alunos que encontravam-se em vulnerabilidade social melhoraram após a participação no projeto de Primeiros socorros”, diz Andréa. Ficou combinado que a equipe do SAMU local vai monitorar o treinamento dos alunos sempre com o compartilhamento de Andréa. O responsável pela base local do SAMU, Sílvio Severo, diz que “o preparo é fundamental para a realização de um correto atendimento”. Atualmente participam da ação alunos de três escolas municipais, caso da Alcino Pedro Rodrigues, Santa Rita e Zona Sul. A Escola Mampituba está começando a se integrar do processo.

A capacitação dos alunos ocorre na sala de treinamento do SAMU localizada na Coronel Pacheco n° 514, 2° piso, bairro Centro, e é a primeira de uma série. Nesta sexta-feira participaram 15 estudantes. A sala possui tatames em EVA no qual os alunos ficaram de joelhos ou sentados no chão, como é o atendimento real. Também para o local foram adquiridos um Samrt TV de 46' com acesso a internet para a busca de fundamentação teórica, boneco de tamanho real de um adulto  para os estudantes colocarem em prática situações como de parada cardiorrespiratória, boneco infantil, macas rígidas e macas à vácuo. Com a supervisão de Andréa e Sílvio, todos equipamentos foram manuseados pelos alunos.

Comentários

Comentários