Educação

Patrono da 26ª Feira do Livro de Osório é o autor do mês no projeto Conhecendo os Escritores Osorienses

Professor de História e escritor nas áreas também da Filosofia e Espiritismo, Jerri Almeida além de patrono da 26ª edição da Feira do Livro de Osório, que ocorre de 28 de novembro a 3 de dezembro no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, foi escolhido como o autor deste mês para o projeto Conhecendo os escritores osorienses: vida e obra de cada autor, que é realizado na Biblioteca Pública Fernandes Bastos.

Natural de Osório, nascido em 12 de junho de 1967, Jerri já na infância tinha paixão por livros e continuamente ia a feiras e sebos. “Desde pequeno sempre fui fascinado pela leitura e o hábito da leitura me levou para a escrita”, disse o escritor.

Durante o período escolar, cursou até a 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Osvaldo Amaral, local onde sua mãe Juraci Santos de Almeida era professora. Após, conclui o restante dos estudos na Escola Prudente de Morais, em que leciona atualmente com turmas de 2° e 3° anos do Ensino Médio, além de dar aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco de Assis, em Tramandaí.

Em sua formação acadêmica, Jerri passou pela Faculdade Cenecista de Osório – Facos, entre as décadas de 80, 90 e início dos anos 2000, quando se graduou em Estudos Sociais e História, realizando ainda uma pós-graduação em Diálogos entre História e Literatura do Rio Grande do Sul.

Foi a partir de suas pesquisas da pós-graduação que o livro Heróis de Papel – As representações sobre a Revolução Farroupilha na literatura, lançado em 2007, teve sua origem. Entre suas outras obras estão: Filosofia da Convivência, de 2005; O Desafio da Felicidade, de 2007; Família Frente & Verso, de 2010, escrito em parceria com o pediatra Silvano Fontes Marques e A Convivência na Casa Espírita – Reflexões e apontamentos com base nas instruções de Allan Kardec, de 2011 e que já possui sua primeira edição esgotada.

Jerri ainda ressaltou a respeito de sua participação desta edição da Feira do Livro de Osório. “Ser o patrono da Feira do Livro sempre é uma agradável surpresa e é uma responsabilidade pelo papel simbólico que representa, que é de ser um mediador entre a feira e a própria comunidade”, falou.

Ele também comentou sobre a proximidade do evento.”A minha expectativa é sempre a melhor possível, espero que seja uma Feira do Livro com muita vida, muita dinâmica, que possa desincumbir realmente a sua tarefa de oxigenar a cultura de uma forma muito singular e, de certa forma, contaminando a comunidade com essa beleza e com esse estímulo à leitura”, destacou Jerri.

O professor, que é casado há 15 anos com Gizelda Quadros e tem um filho de 9 anos, Germano Almeida, atua em entidades do município como na Sociedade Espírita Amor e Caridade, de Osório, em que coordena grupos de estudos e ministra palestras desde 1985, além de já ter sido presidente da Academia de Escritores do Litoral Norte, em 2007.

Seus cinco livros, além de todos os artigos publicados em jornais e órgãos especializados nas áreas de História, Filosofia e Espiritismo, estarão expostos na biblioteca até o fim de mês, assim como deve ocorrer um bate-papo com o autor no dia 29, às 18h.

Comentários

Comentários