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Pedido bloqueio de acordo entre Google e Yahoo!

A Associação Mundial de Jornais (WAN, em inglês) pediu nesta segunda-feira às autoridades reguladoras da concorrência na Europa e América do Norte que impeçam o acordo entre os mecanismos de busca do Google e do Yahoo!. Segundo a WAN, o acordo pode ter impacto negativo na receita publicitária que os sites de busca proporcionam aos jornais e outros sites, além do custo da publicidade por busca patrocinada.

O presidente da WAN, Gavin O'Reilly, dirigiu-se à Divisão Antitruste do Departamento de Justiça dos EUA, à Direção Geral de Concorrência da Comissão Européia (CE) e ao Escritório de Concorrência do Canadá para que examinem o impacto do acordo e o bloqueiem.

— Tememos que o acordo proporcione ao Google um poder de mercado em segmentos importantes da publicidade online e a possibilidade de tirar proveito de seu domínio na busca pela internet em outros mercados — argumentou ele.

Segundo O'Reilly, caso o acordo seja concretizado, “os anunciantes se dirigirão cada vez mais ao Google, pois oferecerá preços mais vantajosos do que o Yahoo!”, de modo que este administrará menos anúncios próprios e terá “capacidade reduzida para oferecer condições melhor que o Google”.

As duas empresas deram prazo voluntário de cem dias para que o Departamento de Justiça dos EUA revise o acordo. Embora Google e Yahoo! afirmem que a aliança se limita apenas à América do Norte, a WAN diz que o acordo teria efeito significativo entre as editoras.

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