Pesca do camarão é debatida no IBAMA
A reunião colocou em pauta o trâmite hoje existente para a liberação da pesca do camarão no Estuário que banha os dois municípios.
Para a devida liberação, segundo a IN17 do Ministério do Meio Ambiente, é necessário a prévia coleta e a medição do camarão, que deverá ser em média de 9cm. Este trabalho vem sendo desenvolvido hoje por técnicos do Ceclimar.
Com isso, é emitida autorização do IBAMA para a pesca, identificando o fim do período de defeso. Como proposta de solução dos problemas logísticos que existem e visando de forma legal beneficiar os pescadores, o IBAMA, a SEMMAP e Secretaria de Pesca e Agricultura de Tramandaí pactuaram na construção de um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos ali representados juntamente com o Ceclimar/UFRGS para dividir responsabilidades e somar competências para essa demanda, garantindo a execução das amostragens e assim agilizando todo o processo.
Conforme Terra, ainda, pretende-se fortalecer os laços entre os pescadores e os órgãos governamentais atuantes na região para dirimir os problemas existentes na execução das atividades de fiscalização da pesca profissional e amadora.