Geral

Reunião Extraordinária vota projeto para aquisição de ônibus escolares em Tramandaí

A Câmara de Vereadores de Tramandaí realizou na tarde de quarta-feira (28), uma reunião extraordinária para votar projeto do Executivo Municipal.

O PL 148/2013 “Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco do Brasil S.A. e dá outras providências.”Para análise e votação em regime de urgência-urgentíssima, devido a necessidade de aderir ao financiamento até o dia 30 de agosto, o PL tem por finalidade contratar operação de crédito no valor de até R$1.964.000,00, para a aquisição de ônibus e/ou micro-ônibus.

A aquisição faz parte do programa Caminho da Escola, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica na zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa a padronização dos veículos de transporte escolar, a redução do preço dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições (conforme apresentação do Programa no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A votação do PL provocou um grande debate entre os vereadores, que levantaram diversas questões sobre temas voltados para a educação, entre elas a necessidade de zoneamento mais eficiente para reduzir o número de alunos que utilizam o transporte escolar sem necessidade, conforme a presidente da Comissão Interna de Educação, vereadora Teresinha Silveira (PPS).

Os vereadores Lauda Cardoso (PMDB) e Enio Dick do 40 (PMDB) falaram sobre possível reformulação dos itinerários, em especial, no turno da noite, reduzindo despesas com trajetos desnecessários.

O vereador Clairton Sessim (PP), lamentou a necessidade do município precisar de financiamento para esta aquisição e também alertou para a necessidade de preparar melhor os motoristas e demais responsáveis pela manutenção dos veículos do município.

Já o vereador Junior Sessim (PRB), alertou para às más condições da pavimentação em alguns bairros, o que estaria contribuindo para os constantes danos aos veículos.
O vereador Miguel do Guincho (PMDB) fez um breve relato sobre sua atuação na Secretaria Municipal de Transportes, onde permaneceu por mais de três anos durante a gestão anterior. Esclareceu sobre a compra dos veículos e também a manutenção dos mesmos.

O projeto foi aprovado por unanimidade.

Comentários

Comentários